Rita Valadas destaca trabalho desenvolvido pela Caritas Diocesana do Funchal

O Representante da República para a R.A.M., Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebeu hoje no Palácio de São Lourenço, em audiência de apresentação de cumprimentos, a Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa, Dra. Rita Valadas.

A Presidente da Cáritas Portuguesa, que foi acompanhada na audiência pelo Presidente da Cáritas do Funchal, Dr. Duarte Pacheco, transmitiu ao Representante da República as principais prioridades da Instituição no contexto da crise sanitária, quer no apoio a situações de carência económica, que aumentaram consideravelmente neste período e só agora têm vindo a diminuir, como na captação de empresas para ações de responsabilidade social e no desenvolvimento de iniciativas de ajuda humanitária junto das populações de alguns PALOP.

Destacou também a importância do trabalho desenvolvido pela Caritas Diocesana do Funchal, que foi responsável, em três freguesias do Funchal, pela gestão do Fundo de Emergência Social criado pelo Governo Regional para responder às situações de carência decorrentes da pandemia, e que, na sua atividade normal, assegura o apoio a cerca de 650 famílias através da entrega de bens de primeira necessidade.

O Representante da República congratulou-se com o relevante papel desenvolvido pela Cáritas na Região Autónoma, que teve ocasião de testemunhar diretamente, sobretudo após a aluvião de 20 de fevereiro de 2010 e durante a pandemia, e felicitou a Dra. Rita Valadas pela nomeação, desejando-lhe as maiores felicidades no desempenho das suas importantes funções.