MADEIRA Meteorologia

PCP defende implementação de Estratégia Regional para a erradicação da pobreza

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Outubro 2021
18:12

O PCP desenvolveu, ao longo do dia, uma ação de contacto com a população para apresentar uma iniciativa legislativa que vai ser discutida e votada, esta semana, no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que defende a implementação de estratégia regional para a erradicação da pobreza.

Ricardo Lume, deputado do PCP, entende que na Região é necessário garantir compromissos efetivos, práticos, e medidas estratégicas da parte dos órgãos de governo próprio em consonância com os grandes objetivos relativos à erradicação da pobreza.

"Assistimos, nesta região insular e ultraperiférica, ao brutal agravamento dos problemas da pobreza", destacou, dando conta de que na RAM "cerca de 32,9% da população vive em risco de pobreza, ou seja, são 81 mil madeirenses e portossantenses, que não têm o rendimento suficiente para fazer face às suas necessidades mais básicas".

Além disso, refere que o atual quadro socioeconómico que hoje vivemos, fruto das consequências do surto epidemiológico covid-19, "aliado a décadas de política de direita ao serviço dos grandes grupos económicos, potencia ainda mais a política de exploração e empobrecimento que o PSD e CDS, continuam a impor a quem vive na nossa Região".

"As profundas desigualdades sociais e a injustiça social na Região Autónoma da Madeira revelam raízes profundas e uma dimensão estrutural na economia e na configuração da sociedade", atira o deputado do PCP.

Com efeito, e "tendo em conta que erradicar a pobreza não é apenas um objetivo que deverá mobilizar toda a sociedade, mas sobretudo um imperativo ético que incumbe, em primeiro lugar, às entidades públicas e aos responsáveis políticos, justifica-se a concretização da Estratégia Regional para a Erradicação da Pobreza", reforça.

Nesse sentido, o PCP refere que entregou na Assembleia Legislativa da Madeira um Projeto de Decreto Legislativo que vai ser discutido e votado esta semana com vista a criar a Estratégia Regional para a Erradicação da Pobreza .

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas