MADEIRA Meteorologia

PS quer salvaguardar qualidade do sono dos estudantes madeirenses

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Outubro 2021
15:53

O Grupo Parlamentar do PS-Madeira quer avaliar a qualidade do sono dos estudantes da Região Autónoma da Madeira, de forma a poder prevenir e agir para assegurar o correto bem-estar psicológico da população estudantil.

Nesse âmbito, o PS apresenta na Assembleia Legislativa Regional uma proposta para a realização de um estudo científico local, por forma a assegurar conhecimento fidedigno para abordar a matéria do sono, que tanto impacto assume no crescimento dos nossos jovens e nos processos de aprendizagem.

Para o proponente do projeto de resolução, o deputado Rui Caetano, as consequências de um sono irregular "são conhecidas e de gravidade relevante, não apenas ao nível do rendimento escolar, da concentração, ou do exercício da memória, mas também no âmbito da sua saúde física, relacionada com a postura errada do corpo, e mental."

A proposta assume maior pertinência quando a preocupação com a saúde mental da população estudantil tem estado em foco, resultado da pandemia de Covid-19 que afetou quotidianos e relações, com impactos particularmente relevantes em franjas da população mais suscetíveis como os jovens.

O deputado Rui Caetano sublinha a "instabilidade emocional, a depressão, a ansiedade, os ataques de pânico e os estados de humor desequilibrados" que resultam do sono irregular, pelo que se impõe uma estratégia para a salvaguardada a saúde mental dos jovens, o seu futuro e as suas capacidades. Nessa perspetiva, é prudente que antes de tomar decisões sobre uma matéria tão delicada, se faça o retrato fiel do problema de forma científica, e se avaliem soluções adequadas.

As alterações de comportamentos da população estudantil têm sido alvo da preocupação do corpo docente das escolas que detetam, no seu dia-a-dia casos de sonolência e apatia com impactos na qualidade da aprendizagem.

O PS entende que a complexidade da situação exige uma intervenção bem pensada, estruturada e contínua. Uma "intervenção que se tornará mais eficaz se conhecermos a verdadeira realidade da situação, com dados concretos sobre os fatores que influenciam o sono, os ciclos de vigília, as rotinas, os estilos de vida, entre outros, estruturados, estudados e avaliados cientificamente", conclui Rui Caetano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas