Jorge Carvalho destaca “forma positiva” como as escolas da Região responderam aos desafios da pandemia
Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, congratulou-se esta manhã pela forma “positiva” como os estabelecimentos de ensino da Região responderam aos desafios impostos pela pandemia da covid-19.
“Aproveito para agradecer todo o contributo que, individual e coletivamente, ao longo destes dois anos, os nossos diretores e as nossas escolas deram para responder de forma tão positiva aos desafios da pandemia”, destacou o governante, que falava na abertura da sessão formativa ‘Dinâmicas pedagógicas e flexibilidade curricular”, na Escola Secundária Jaime Moniz.
Jorge Carvalho considera que só com esse “compromisso e sentido de responsabilidade” por parte das instituições de ensino, foi possível no último ano letivo manter as aulas presenciais no 1.º e 2.º ciclos.
No seu discurso, o secretário com a tutela da Educação garantiu ainda que o Governo Regional procura estar disponível “para validar aquelas que são as propostas que nos são apresentadas [pelas escolas], procurando responder áquilo que são exatamente os processos de inovação”. Portanto, prosseguiu, “se queremos resultados diferentes, temos de inovar e alterar as nossas metodologias”, rematou.
Note-se que a sessão formativa, na qual todas as escolas da RAM foram convidadas a participar, procura reforçar o processo de autonomia e flexibilidade curricular, e no quadro da legislação em vigor, a Região confere aos estabelecimentos de educação e ensino a possibilidade de encontrar soluções pedagógicas e adotar diferentes formas de gestão e de organização do trabalho e do ano escolar, adequada ao contexto de cada comunidade educativa.
Na sessão foram abordadas duas temáticas, nomeadamente a ‘Conceção e desenvolvimento de planos de inovação’ e ‘Avaliação para as aprendizagens’, dinamizadas pela equipa de coordenação nacional da Direção Geral de educação.