MADEIRA Meteorologia

13 mil madeirenses são rastreados por ano para evitar cegueira provocada pela diabetes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Outubro 2021
14:52

Vinte e seis mil madeirenses vivem com diabetes e o pós-desconfinamento está a revelar mais casos, o que poderá significar um aumento de pessoas afetadas por esta doença crónica. A constatação foi feita no princípio desta tarde pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, na sessão de abertura das Jornadas de Diabetes que decorre entre hoje e amanhã no Hotel Vidamar.

Na ocasião, o governante lembrou que a Madeira tem vindo a trabalhar na prevenção e proteção da saúde pública, dando como exemplo o rastreio da retinopatia diabética que é feito desde 2007 e já vai na 9ª volta.

Ao todo, revelou, são 13 mil os utentes que são rastreados por ano, no sentido de promover e evitar a cegueira, uma das principais consequências desta doença metabólica.

Além disso, Pedro Ramos quis deixar a garantia que os serviços de saúde, "apesar de estarem a atravessar uma crise", provocada pela pandemia, "têm tido um papel preponderante na acessibilidade, diagnóstico e tratamento destas doenças".

Apesar de, durante o último ano, o SESARAM não ter registado um maior acesso às urgências nesta área - podendo este, na opinião do secretário, "um sinal de que não houve muita descompensação metabólica dos utentes" - Pedro Ramos não descarta a possibilidade de começarem a surgir agora mais casos de diabetes através de diagnósticos que não foram feitos por causa da pandemia.

Ainda assim, o governante ressalvou que o Serviço de Endocrinologia, com cinco médicos, um internista e cinco enfermeiros, aumentou, em 2020, em cerca de 10% o número de consultas, o que mostrou, no seu entender, que "os nossos utentes não estiveram privados deste tipo de prestação nesta área".

Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas