Imagens de drone mostram dimensão dos paquetes ‘Iona’ e ‘Europa 2’ no porto do Funchal (com vídeo)

O drone de Paulo Vasconcelos Freitas captou imagens aéreas da baía funchalense, exibindo a dimensão dos dois ‘gigantes’ dos mares, o ‘Iona’ e o ‘Europa 2’, que desde esta manhã embelezam a capital madeirense.


De referir que o navio Iona é o maior de sempre, em termos de tonelagem, a escalar na ‘Pontinha’ e trará 3.826 passageiros e 1.608 tripulantes. Isto porque, conforme ressalvou o gabinete de comunicação da APRAM ao JM, o maior – no que concerne ao comprimento – foi o Anthem of the Seas, com 348 metros, ao passo que o Iona tem 344 metros.

Ainda assim, o suficiente para destronar o AIDAnova, o maior que vinha frequentemente. Já o segundo navio, o Europa 2, com 341 passageiros a bordo, trazido pela JFM Shipping e vindo da Praia da Vitória, nos Açores, chega ao Funchal uma hora depois – pelas 08h00 – e fica até às 18h00, hora em que rumará até La Palma.

Durante esse intervalo de tempo, a Madeira recebe, assim, dois navios estreantes. Um cenário que já não se vislumbra desde o período pré-pandemia, sendo a primeira vez depois de longos meses de ausência impostos pelo novo coronavírus. A somar a estes três, entram nas contas o Borealis, que visitou a Região na última segunda-feira, perfazendo, deste modo, o total de 4 escalas desde dia 11. Contam-se 797 passageiros vindos no Borealis, indicador ao qual se juntam os 275 de ontem, os 3.826 a bordo do Iona e, por fim, 341 no Europa 2.