MADEIRA Meteorologia

Mil caçadores pediram licença para esta época

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    11 Outubro 2021
    5:00

    Teve ontem início a época venatória na Região, que se prolonga até 19 de dezembro para o pombo-da-rocha e coelho bravo, de acordo com alguns critérios.

    Este ano, dos dois mil caçadores existentes na Madeira e Porto Santo, foram emitidas mil licenças, conforme adiantou o presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

    Ontem, e como forma de assinalar o arranque da época de caça, Manuel Filipe esteve no Paul da Serra, local muito procurado pelos caçadores. O responsável lembrou que na Madeira, as espécies cinegéticas que podem ser caçadas são o pombo-da-rocha, sem limite diário de abates, a perdiz vermelha, a galinhola e a narceja-comum, com um limite diário de três, para cada. O coelho bravo, nas áreas florestais e terrenos incultos está limitado a cinco enquanto que nos terrenos agricultados e adjacentes não há restrições.

    Já na ilha do Porto Santo, os caçadores podem caçar sem número limite o pombo da rocha até ao dia 19 e dezembro, três exemplares da perdiz vermelha até 24 de outubro, e dois coelhos-bravos até 7 de novembro. Manuel Filipe lembrou que esta última espécie cinegética foi fustigada por um surto de doença hemorrágica viral e que, por isso, a sua caça foi limitada a dois animais.

    Per capita, o Porto Santo é a região com maior número de caçadores licenciados, atraindo não só residentes como madeirenses e continentais, sendo esta atividade um apoio à economia local.

    De referir ainda que, no que diz respeito à Madeira, os locais mais procurados para a caça incluem as serras de Santo António e São Roque, Achada do Teixeira, serras do Poiso e zona litoral sul da ilha.

    O presidente do IFCN lembrou que a fiscalização da época venatória está a ser assegurada pelo Corpo da Polícia Florestal e pela PSP.

    Por Paula Abreu

    OPINIÃO EM DESTAQUE

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas