MADEIRA Meteorologia

Centro de Saúde de São Roque conta com nova médica especialista

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Setembro 2021
15:58

O Centro de Saúde de São Roque, no Funchal, passou a contar com mais um reforço médico para assegurar a resposta às necessidades da população residente nesta freguesia.

Sara Figueiroa, de 30 anos, é natural do Funchal e foi a proximidade da unidade de saúde à sua residência que motivou a sua escolha.

Concluiu a sua especialidade em medicina geral e familiar em abril deste ano, realizou o seu internato médico em Câmara de Lobos, fez recurso no Jardim da Serra, acompanhou a vacinação contra a COVID-19 no Curral das Freiras, onde também chegou a fazer recurso. Ainda no decorrer do internato médico, teve também a oportunidade de acompanhar a sua orientadora nos Cuidados Paliativos. Fora da RAM, realizou o estágio em Psiquiatria, em Lisboa.

Concluída a sua especialidade, desde abril, a nova especialista assegurou consultas de recurso no Centro de Saúde de Câmara de Lobos e, desde dia 12 de agosto, integrou a equipa do Centro de Saúde de São Roque. Atualmente divide a sua atividade pelas consultas no Centro de Saúde de São Roque, mas também realiza Consulta Aberta e Admissão de Doentes Respiratórios (ADR) no Centro de Saúde do Bom Jesus e ainda dá apoio à vacinação contra a COVID-19, no Centro de Vacinação do Funchal.

No Centro de Saúde de São Roque, assumiu parte da lista de utentes da anterior médica de família, Marília Fernandes, e a partir de outubro irá acompanhar utentes de outra colega que irá ausentar-se do serviço por motivos de aposentação. A seu cargo fica uma população maioritariamente idosa com comorbidades associadas, diabetes, hipertensão, alguns utentes com doença oncológica, utentes com hábitos toxifilicos (tabágicos e alcoólicos) e, a partir de outubro, acompanhará também crianças e mulheres em idade fértil.

A médio longo prazo, Sara Figueiroa pretende monitorizar as patologias crónicas como hipertensão e diabetes "uma vez que estão associadas a muitas outras complicações a nível cardiovascular e muitos utentes já tem essas complicações.". Esta pretensão visa evitar o desfecho a nível cardiovascular, enfartes e AVC, que são as principais causas de morte em Portugal, revela a médica especialista.

O secretário regional de saúde e proteção Civil, Pedro Ramos, e alguns dirigentes deslocaram-se ao Centro de Saúde de São Roque, no dia 23 de setembro, para dar as boas-vindas à nova especialista que iniciou recentemente funções no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas