MADEIRA Meteorologia

Taxistas vão dispor de meios para enfrentar a concorrência

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Setembro 2021
20:59

A garantia foi deixada, esta tarde, pelo secretário regional da Economia, enquanto discursava na inauguração da nova sede da associação TAXISRAM, na Nazaré.

Rui Barreto, que começou por fazer um agradecimento aos muitos taxistas presentes pelo trabalho de décadas ao serviço da Madeira e dos madeirenses, recordou o papel dos taxistas na Região, sobretudo "quando não havia transportes públicos como temos hoje para ajudar as pessoas a deslocarem de um lado para outro, eram os motoristas de táxi que o faziam".

Sob o olhar atento de largas dezenas de taxistas, o secretário regional afirmou que "eles não são apenas os motoristas que estão na praça, foram, sempre, alguém que esteve para acudir nas horas difíceis".

No seu discurso, o governante sublinhou ainda que o setor do táxi foi um dos mais afetados pela pandemia o que, a juntar à entrada dos TVDE na Região, provocou quebras de faturação acentuadas.

Mas sobre a ‘lei Uber’, que permitiu a entrada das plataformas eletrónicas na Madeira, o governante chamou a si e ao Governo Regional o trabalho de diálogo permanente com as associações representativas do setor, que culminou numa "lei justa para o setor do táxi", disse.

De acordo com o secretário regional da Economia, a Madeira é a Região do país que melhor defendeu o setor do táxi e os seus profissionais, através da lei aprovada no parlamento regional. "A missão do Governo era difícil, mas o Governo serve para mediar os interesses. Existe um setor novo (TVDE), mas havia também um setor que nós respeitamos muito", sublinhou, acrescentando que a Madeira não podia permitir que "uma lei feita na Assembleia da República matasse o setor do táxi e pusesse em causa 1.900 famílias".

"Quando foi preciso ouvir as necessidades nós estivemos lá. Apoiámos em 930 mil euros, isentámos o pagamento das inspeções periódicas, isentámos o pagamento das taxas de verificação dos taxímetros e estamos a trabalhar para que os senhores disponham de meios digitais, para que possam se relacionar com os clientes da mesma forma que outros já os fazem", garantiu.

Mas porque é necessário que o setor se adapte, Barreto promete que o Governo vai disponibilizar aos taxistas "os mesmos meios e as mesmas armas para enfrentar a concorrência", concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas