MADEIRA Meteorologia

Palácio de São Lourenço acolhe Jornadas Europeias do Património

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Setembro 2021
11:35

Na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, o Palácio de São Lourenço irá acolher as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património, reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum europeu cuja riqueza reside na sua diversidade. Neste sentido, cada país elabora anualmente um programa de atividades a realizar no final de setembro.

Na sexta-feira, o Palácio de São Lourenço, diariamente aberto ao público, junta-se às entidades públicas e privadas que integram a programação das jornadas europeias do património 2021 em Portugal (http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2021/digital/), enquadradas no tema ‘Património Inclusivo e Diversificado: o Património é Nosso’.

Às 10h00, realiza-se uma visita autónoma ao palácio e jardins. A informação sobre o percurso poderá ser previamente consultada em http://representantedarepublica-madeira.pt/palacio-sao-lourenco/percurso-visitavel.aspx. O visitante poderá recorrer à app "palácio de são lourenço", audioguia de percurso com texto e galeria de imagens disponível em 4 idiomas. Descarregado gratuitamente à chegada, é compatível com android, iphone, ipad e ipod touch, requerendo ios 13.0 ou superior, funcionando depois off-line.

Às 15h00, tem lugar a visita comentada "o palácio é nosso: 26 anos de acessibilidade ao palácio de são lourenço", precedida por uma apresentação prévia do tema "o palácio é nosso", procurando elucidar sucintamente como o palácio de são lourenço, compatibilizando a sua condição de residência oficial com a prática museológica, assumiu tendencialmente na interação com os públicos um papel de mediação cultural centrada na participação e aprendizagem recíproca.

Às 18h00, tem lugar a atuação da Orquestra de Cordas do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira - Engº Luíz Peter Clode, com direção artística do professor Yuriy Kyrychenko. Esta atuação será precedida por uma breve apresentação do tema "O Palácio é Nosso": 26 anos de acessibilidade ao Palácio de São Lourenço.

Como usualmente, a entrada é gratuita. Durante a pandemia, todas as iniciativas requerem inscrição prévia, através do número 291 202530 ou e-mail: gabrr.palacio@gmail.com, estando a lotação condicionada pelas normas sanitárias presentemente em vigor na r.a.m. Os participantes usarão máscara, autorizarão a medição prévia da temperatura, a desinfeção das mãos à chegada e manterão o distanciamento recomendado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas