MADEIRA Meteorologia

"A formação, informação e educação são fatores basilares de uma cidadania ativa e plena", afirma Augusta Aguiar

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Setembro 2021
18:14

Teve lugar, esta quarta-feira, 8 de setembro, a conferência digital: "O Consumidor Vulnerável - Uma proteção que se impõe", que decorreu no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

Tratou-se de uma iniciativa dinamizada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais, no âmbito do Dia Internacional da Literacia que se assinala, precisamente, a 8 de setembro.

Na ocasião, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, destacou a importância de assinalar esta data "pelo que representa para a inclusão plena de cada cidadão numa sociedade cujos alicerces se erguem por valores de justiça, igualdade de acesso e de oportunidades, digna de acompanhar o nível de evolução das sociedades mais desenvolvidas".

Assim, segundo a Secretária Regional, "compete também ao Governo Regional zelar pela defesa dos cidadãos, numa ótica de informação acerca dos seus direitos e deveres em matéria de consumo dos bens e serviços colocados à sua disposição".

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Ciclo de Encontros "CoMsumo", que a Direção de Serviços do Consumidor tem vindo a desenvolver, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral, e os consumidores especialmente vulneráveis, em particular, para a importância da informação e da literacia na defesa dos seus direitos e na prevenção de conflitos de consumo.

O objetivo do evento é promover o debate em torno da literacia nos mais variados domínios (digital, energética e financeiro) e sensibilizar a sociedade para a importância que representa na prevenção de conflitos de consumo, bem como, na proteção efetiva dos nossos direitos enquanto consumidores, em especial, dos que apresentam maiores vulnerabilidades, onde se incluem as pessoas idosas, menores, pessoas com deficiência, cidadãos com maiores carências financeiras ou com menor grau de alfabetização.

Neste sentido, "a formação, informação e educação são fatores basilares da inclusão e do exercício de uma cidadania ativa e plena", destacou Augusta Aguiar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas