Madeira quer atrair investidores suíços

Realizou-se no passado sábado, 4 de setembro, no Hotel Next, no Funchal, um encontro com 21 investidores suíços.

O evento, promovido pela Invest Madeira, contou com a presença do secretário regional da Economia, Rui Barreto, da diretora da Invest Madeira, Filipa Ferreira, da presidente Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suíça-Portugal (CCISSP), Marina Prévost-Mürier, da SDM, representada por Rafael Gomes de Oliveira e da TPMC, representada por Tânia Castro.

A visita dos empresários suíços à Região, que decorreu ao longo da semana anterior, teve como objetivo dar a conhecer Madeira e as suas potencialidades de investimento, assim como preparar a participação da Região no Salão do Imobiliário, Investimento e Turismo Portugal – Suíça, que decorrerá em janeiro de 2022 no MESSE Basel Congress Center na cidade de Basileia.

De referir que, no passado mês junho, a secretaria regional da Economia assinou um protocolo de cooperação com a Câmara de Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suíça-Portugal, com vista à internacionalização da economia da Região Autónoma da Madeira junto do mercado suíço, no novo quadro político e económico das relações com a aquele país.

Através desse protocolo, a Região pretende fomentar a exportação dos produtos e serviços regionais para este mercado, divulgando as suas potencialidades da nas áreas de Comércio e do Investimento.

O secretário regional da Economia defende que “a insularidade não pode construir uma ameaça, mas sim uma oportunidade estruturante para o desenvolvimento e diversificação da nossa Economia”.

Para Rui Barreto estas missões “são um passo importante para as empresas regionais, para a atrair investimento e para promover a Economia da Madeira nos mercados externos”.

A Invest Madeira é a estrutura de missão do Governo Regional, sob a tutela da secretaria regional da Economia, através da qual se materializa a diplomacia económica. A sua principal missão é proporcionar um ambiente facilitador de contactos junto dos agentes dinamizadores regionais, promovendo oportunidades de negócio bilateral entre o tecido empresarial regional e os mercados externos, em áreas como processos de captação de investimento nas áreas do Real Estate, Turismo, do Centro Internacional de Negócios da Madeira, Saúde, Inovação, entre outras.