MADEIRA Meteorologia

Incêndios: Albuquerque espera que "as coisas corram bem" este verão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Agosto 2021
18:25

Miguel Albuquerque disse hoje que a Madeira agiu preventivamente e tem tudo preparado para enfrentar a onda de calor deste verão, mas não arrisca garantir se este será um período com muitos ou poucos fogos.

"Nestas questões dos fogos nós nunca podemos fazer futurologia, porque o último grande fogo que tivemos foi em fevereiro, na Calheta. Mas a ideia é esta: neste momento, todo o patrulhamento do POCIF está a ser feito. Temos o helicóptero preparado e a funcionar com as respetivas equipas; as equipas multidisciplinares e a torres de vigilância de incêndios foram recuperadas; temos os drones em funcionamento; estamos a fazer este trabalho não só no Caminho dos Pretos, mas também em outras áreas como em São Roque; os bombeiros estão preparados e têm recebido material do mais moderno e eficaz; e, portanto, o trabalho de prevenção foi feito. Mas há fatores aleatórios", disse, à margem de uma deslocação esta tarde ao Caminho dos Pretos, para inteirar-se do andamento da faixa corta-fogo da cidade.

Não obstante a "aleatoriedade" da questão, Albuquerque comentou que face à preparação existente, a expetativa do Governo Regional "é que as coisas corram bem".

O chefe do Governo Regional confirmou, por outro lado, a notícia avançada hoje pelo JM de que a Região receberá nos próximos dias parte da primeira tranche do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 13 milhões de euros.

"Nós vamos começar a receber as primeiras verbas agora, e eu penso que esta semana devem estar a chegar. Pensamos que será 13% da primeira tranche. É esse o compromisso que existe por parte do governo central. Esperamos que esse dinheiro venha rapidamente, porque precisamos", sublinhou.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas