MADEIRA Meteorologia

INSA confirma variante Delta na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Junho 2021
8:14

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou hoje a identificação da variante Delta na Madeira.

Num relatório tornado público, este instituto aponta que, no arquipélago madeirense, esta variante associada inicialmente à Índia apresenta uma frequência relativa na amostragem nacional de junho de 13,2%. No entanto, conforme pode verificar no gráfico da imagem, a variante Alpha continua a ser a variante predominante na Região no mês de junho (69,8%), seguida da variante Gamma (11,3%). Em menor frequência nesta amostragem do mês que agora finda, foram detetadas também a variante Beta (3,8%) e outras (1,9%).

O INSA analisou até à data 9.846 sequências do genoma do novo coronavírus SARS-CoV-2, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios/hospitais/instituições representando 284 concelhos. No âmbito da vigilância genómica, foram obtidas 1087 sequências da amostragem nacional de Junho de 2021, a qual incidiu nos dias 2 a 15 de Junho (amostragem ainda em fase de finalização). Esta amostragem envolveu laboratórios distribuídos pelos 18 Distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo um total de 131 concelhos.

Face aos resultados laboratoriais obtidos, este instituto dá conta de uma subida galopante da variante Delta na frequência relativa a nível nacional, ao ter apresentado um aumento de de 4.0% (amostragem de Maio) para 55.6% (amostragem de Junho).

"No entanto, é de destacar que a sua distribuição é ainda muito heterogénea entre regiões, variando entre 3.2% (Açores) e 94.5% (Alentejo) (Tabela 1 e 2; Figura 2). Tendo em conta a tendência observada entre Maio e Junho, é expectável que esta variante se torne dominante em todo território nacional durante as próximas semanas", aponta este instituto, acrescentando ainda ter detetado 46 sequências (de um total de 766) da variante Delta que apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike.

"No entanto, cerca de 50% destes casos restringem-se a apenas duas cadeias de transmissão de âmbito local, sugerindo que a sua circulação comunitária é ainda limitada. A frequência relativa deste perfil (Delta+K417N) na amostragem nacional de Junho é de 2.3%", ressalva.

Por sua vez, a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1) mantém-se baixa, sem tendência crescente nas últimas amostragens. "Em particular, destaca-se que a variante Beta foi detetada a uma frequência de 0.1% e em apenas duas regiões (Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma da Madeira)", acrescenta o INSA.

Já entre as novas sequências analisadas, a variante Alpha (B.1.1.7), associada inicialmente ao Reino Unido, foi detetada por sequenciação com uma frequência relativa de 40,2% na amostragem nacional de junho, evidenciando uma forte redução de frequência a nível nacional (88,4% em maio).

A partir de junho, o INSA adotou "uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal", a qual assenta em "amostragem semanais de amplitude nacional"

"Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises", considera o instituto.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas