MADEIRA Meteorologia

Enólogo Duarte da Costa trouxe Cortes do Tua à ‘Casa dos Salgados’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Junho 2021
11:44

Foi uma convivência perfeita, a dos vinhos 'Cortes do Tua', do jovem enólogo Duarte da Costa, e as especialidades gastronómicas da Casa dos Salgados, de Inácio Sá. O embate aconteceu na passada quarta-feira e contou com diversos entusiastas de uma coisa e de outra.

No jantar vínico os protagonistas começaram por ser o Rezingão Branco em confronto com as favas, fígado e cenoura à moda da Casa dos Salgados. O bacalhau confecionado por Inácio Sá enfrentou outro branco - o Cortes do Tua Reserva - deixando o embate mais interessante para o ‘despique’ borrego no tacho - Cortes do Tua Reserva Tinto. No final, apareceu a cereja em cima do bolo com o Soulmate Reserva Branco. A sobremesa já contou com o Soulmate Grande Reserva Tinto.

Os vinhos ‘Cortes do Tua’ surgem do cruzamento entre vinhas trigenárias do vale do Tua e a mão de dois jovens enólogos Duarte da Costa e Ana de Almeida. A paixão pelo vinho, a experiência internacional e a tradição vitivinícola do Douro uniram estes dois jovens na produção de vinhos harmoniosos, equilibrados e elegantes. As uvas dos vinhos Cortes do Tua provêm de 15 hectares de vinha divididos em parcelas.

As vinhas dos vinhos brancos situam-se a uma cota de 500 a 700 m de altitude. E as dos vinhos tintos situam-se nas encostas do rio Tua, a uma cota de 300 a 400 m. A Adega Cortes do Tua situa-se na sub-região do Douro Superior em Pombal de Ansiães, Carrazeda de Ansiães.

As castas plantadas nas vinhas dividem-se em parcelas de castas brancas e castas tintas. As castas brancas são: Rabigato, Viosinho, Gouveio, Códega do Larinho,Malvasia Fina e Arinto. Têm também uma parcela de vinhas velhas onde se encontram cerca de 20 castas todas misturadas. As castas dos tintos: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alicante Bouschet.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas