MADEIRA Meteorologia

PSD diz que Ministério do Ensino Superior abandonou a Universidade da Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Junho 2021
10:21

Nuno Maciel, do PSD, apresentou, esta manhã, no parlamento regional, um projeto de proposta de lei à Assembleia da República, "pela majoração do financiamento da Universidade da Madeira e da Universidade dos Açores", numa alteração que estabelece as bases do financiamento do ensino superior.

O deputado social democrata lembrou que cabe ao Estado garantir o financiamento das universidades portuguesas, mas frisou que "sem o apoio do Governo Regional, não haveria ensino universitário na Madeira".

Nuno Maciel acusou o Governo Central de "indiferença absoluta" em relação às universidades insulares e afirmou ainda que "o Ministério do Ensino Superior abandonou a UMa".

O parlamentar sublinhou que a Universidade da Madeira tem alocados 13 milhões de euros do Orçamento do Estado, mas que, "só para recursos humanos, gasta 16 milhões". "Quarenta por cento do orçamento da UMa já não vem da República", acrescentou.

O social democrata alertou ainda que "o Centro de Química da Madeira perderá 15 investigadores se nada for feito até ao final do ano", e referiu que "o culpado está identificado, é o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior".

Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas