MADEIRA Meteorologia

Santana prepara época balnear com trabalhos nos complexos de São Jorge e Faial

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Junho 2021
14:19

A Câmara Municipal de Santana iniciou os trabalhos de preparação para mais uma época balnear, nos complexos do Faial e no de São Jorge. Ambos os locais foram alvo de desassoreamento para estejam em condições para os banhistas neste verão.

Em São Jorge, a autarquia restaurou o pequeno bar junto à lagoa que, posteriormente será arrendado através de uma hasta pública.

No complexo balnear do Faial, a Câmara candidatou-se novamente, e pelo 17.º ano consecutivo, ao galardão Bandeira Azul. Diz também ter assumido as despesas com a contratação de uma plataforma elevatória para apoio ao desbaste de palmeiras, que vai sinalizar todo o complexo "tendo em conta as recomendações, no âmbito do covid-19", e que está a ontratar os serviços de nadadores salvadores.

O investimento total da autarquia nesta fase de preparação para a época balnear ascenderá a mais de 20 mil euros, uma aposta que, no entender do vereador com o pelouro dos equipamentos, Gabriel Faria, é "importantíssimo na dinamização económica em época de verão, ainda para mais, sendo a Foz da Ribeira do Faial, Bandeira azul, Praia Acessível e Qualidade de ouro".

A autarquia salienta também que os locais e visitantes terão "acesso gratuito a um espaço aprazível e seguro" e que "a água balnear excelente, boas acessibilidades, com vigilância, e em cumprimento com as novas regras".

Neste âmbito, Gabriel Faria não hesita em fazer o reparo à necessidade urgente em relação à qualidade das águas do Calhau de São Jorge.

Na opinião do autarca, a Secretaria Regional do Ambiente e a ARM devem ponderar investir numa estação de tratamento de águas residuais que, a montante, solucione um problema de há muitos anos.

"É uma pena termos a única lagoa de água doce na orla costeira madeirense, localizada num sítio com uma beleza natural fantástica, onde a Câmara investe na limpeza da lagoa e depois, de vez em quando, somos obrigados a colocar um aviso de 'água está imprópria para banhos' ".

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas