MADEIRA Meteorologia

Primeiro navio de cruzeiros já atracou, venham os próximos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Junho 2021
5:00

O vice-presidente do Governo Regional esteve, ontem de manhã, no porto do Funchal para assinalar a chegada do navio ‘MS World Voyager’, que atracou ontem de manhã com 51 passageiros, a maioria alemães, que embarcaram em Canárias e percorreram as ilhas açorianas. Amanhã, embarcam 78 passageiros para uma nova operação com destino aos Açores e Canárias. O navio, com capacidade para 200 passageiros e que serve um segmento de mercado médio alto, sai esta sexta-feira, vai fundear nas Desertas, onde os clientes terão uma nova experiência de contacto com a natureza daquelas ilhas, seguindo depois para o Porto Santo, onde também terão oportunidade de conhecer a ilha, em ‘bolha’, ou seja, com todas as medidas de segurança exigidas nos tempos pandémicos em que se vive.

Foi o primeiro navio de cruzeiros a atracar na Madeira nestes 14 meses de pandemia e tem um significado muito importante para a Região em termos da retoma do setor. “Recebemos com uma grata satisfação e orgulho este navio ainda para mais tem como proprietário um português e está registado no Centro Internacional de Negócios da Madeira”.

Esta nova rota, uma estreia de uma operação de cruzeiros entre as ilhas dos Açores e a Madeira, veio também experimentar toda a logística de segurança sanitária do porto, sendo um sinal claro que que a infraestrutura portuária está preparada para o regresso dos navios de cruzeiros, conforme afiançou Pedro Calado, em declarações aos jornalistas. “É uma nova rota em que estamos a experimentar todo um sistema de segurança que foi montado ao longo do último ano e do plano de contingência que operacionalizamos com todos os agentes e operadores de navegação”, explicou o governante.

Pedro Calado assegurou que a APRAM tem “tudo pronto” para abrir o porto ao regresso dos navios de cruzeiro. “O relacionamento que temos com a autoridade de saúde tem funcionado em pleno e assegurado toda a segurança quer para quem nos visita quer para quem cá vive, o que é fundamental. A saúde pública está assegurada. Por isso, queremos aliar o mercado turístico com o comércio regional e pôr tudo a funcionar. É uma nova fase da vida e o retomar da atividade económica”.

O vice-presidente do Governo Regional mostrou-se confiante de que esta é a primeira de outras operações que vão surgir. “Esta é o primeiro grande passo e, sobretudo, é o mostrarmos a nível internacional e aos operadores de navios de cruzeiro que a Madeira” que o porto do Funchal está aberto e é seguro. “A partir de agora depende mais das companhias de cruzeiros do que de nós próprios. Já temos tudo montado e estamos de portas abertas para recebermos os navios e operações que forem solicitadas”. Como afirmou ainda Pedro Calado, “temos o trabalho de casa feito, que venham eles”.

A APRAM tem sido contactada pelos operadores e há já reservas do porto. Questionado sobre se o fim-de-ano poderá contar com embarcações no porto, Pedro Calado respondeu que ainda não há confirmações. “Mas estamos a trabalhar e temos de aguardar”.

Paula Cabaço, presidente da APRAM, por seu turno, explicou a operação deste navio da frota da Mystic Cruises, que pertence ao empresário português Mário Ferreira e é operado pela empresa luso-germânica Niko Cruises.

Assim, ontem de manhã, chegaram ao Funchal 51 passageiros que desembarcam hoje, ao início do dia, no Porto do Funchal, o que significa que ficaram em trânsito e passearam, em bolha, pelo Funchal no dia de ontem. Posteriormente, “a partir da hora de almoço, há o embarque de 78 passageiros, a maioria do mercado nacional, que vão dar início à nova viagem, com início neste dia 10, pernoitam no navio. Na sexta-feira, depois de poderem visitar a Madeira, os turistas saem do Funchal, às 22 horas, com destino ao Porto Santo, onde atraca no dia 12. Mas antes, a embarcação vai fundear nas Desertas. Os passageiros terão, no Porto Santo, novos passeios em bolha para conhecerem a ilha e ajudarem a dinamizar o comércio. O ‘World Voyager sai da ilha dourada no sábado, às 18 horas, conforme está previsto, para um périplo por todas as ilhas açorianas. O regresso ao Funchal está agendado para o dia 24.

Por Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas