MADEIRA Meteorologia

Projeto "Reservas da Biosfera" vai contar a história das reservas de Santana e do Porto Santo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Junho 2021
11:21

O projeto "Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes", promovido pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e coordenado pela Quartenaire Portugal, é uma iniciativa que visa o reforço do conhecimento, visibilidade e valorização das 12 reservas da biosfera da UNESCO, nas quais se incluem as reservas de Santana e do Porto Santo.

Este projeto, que tem a duração de 30 meses e financiado pelo EEA Grants, representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, conforme apontou à agência Lusa o seu coordenador técnico-científico, o biólogo António Abreu.

De acordo com o responsável, a concretização dos três grandes objetivos mencionados vai decorrer em articulação com as comunidades.

Para além do mais, uma outra meta do "Reservas da Biosfera" é a de "promover a comunicação", apostando em "divulgar e comunicar melhor e de uma forma mais diversa a realidade e a riqueza das reservas da biosfera portuguesas", ao mesmo tempo que procurará "gerar conhecimento" na área dos "serviços dos ecossistemas".

"Há um conjunto de serviços que são naturais, mas que suportam a atividade socioeconómica e que vamos conhecer com precisão", para "inventariar, valorizar e quantificar o seu valor económico", explicitou António Abreu.

Por sua vez, "a capacitação ao nível da gestão" das reservas da biosfera é outro dos fins deste projeto, já que estas áreas, conforme assinalou o biólogo, "têm de ser geridas de acordo com as regras da UNESCO, mas essa gestão envolve os atores locais, que também têm de ser capacitados", para poderem "aproveitar oportunidades".

No âmbito deste programa, serão realizadas 81 atividades, de entre as quais a recolha de testemunhos e outras memórias locais, como fotografias ou postais, para contar a história de cada reserva, que depois serão disponibilizadas em livro e através de um portal na Internet criado para o efeito.

De apontar que este projeto já arrancou em Castro Verde, em Beja. A esta reserva portuguesa juntar-se-ão outras, tais como as do Paul do Boquilobo (Golegã), as das ilhas do Corvo, da Graciosa, das Flores e de Fajãs de São Jorge (Açores), a das Berlengas (Peniche) a de Santana e a de Porto Santo (Madeira), e ainda as reservas transfronteiriças do Gerês - Xurés, da Meseta Ibérica e do Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha).

Todas estas fazem parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), criada no âmbito do programa "O Homem e a Biosfera" e que visa classificar áreas territoriais de proteção dos recursos naturais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas