MADEIRA Meteorologia

Porto Santo prepara-se para “o melhor ano de sempre”

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Junho 2021
5:00

Turismo

albertopita@jm-madeira.pt

A boa fama que o Porto Santo foi recebendo durante a pandemia está a dar os seus frutos ao ponto de o presidente da autarquia local acreditar que este deve ser o melhor ano turístico de sempre na ilha.

Com efeito, há vários fatores a contribuírem para sustentar a convicção de Idalino Vasconcelos.

Por um lado, se a Madeira se portou bem a lidar com a pandemia, o que dizer da ilha vizinha onde apenas morreu uma pessoa infetada pelo novo coronavírus? Até ontem, foram confirmados 74 casos do vírus desde o início da crise sanitária. Mas, neste momento, nenhum caso permanece ativo.

Por outro lado, a praia do Porto Santo ficou classificada em segundo lugar na lista das praias mais seguras da Europa em 2021, atrás apenas da Ghadira Bay, em Malta.

As propriedades terapêuticas das suas areias são “perfeitas para o que nós precisamos neste momento”, justifica a

European Best Destinations Organization, entidade que fez o reconhecimento

.

Outro fator a contribuir para o Porto Santo surgir como o “destino estrela” deste verão é a circunstância de a concorrência ser pouca neste momento.

O avanço da vacinação representa mais um chamariz, especialmente por todos os funcionários hoteleiros e da restauração, os taxistas, motoristas e agentes de viagens já estarem vacinados.

A política de entrada de turistas na Região surge como outro atrativo, já que apresenta um modelo favorável e facilitador a quem nos queira visitar.

A estes argumentos, Idalino Vasconcelos acrescenta o trabalho que a Câmara Municipal do Porto Santo e todos os parceiros do setor vêm fazendo nas últimas décadas.

“O Porto Santo deixou de ser aquele destino de 15 de julho a 15 de setembro para ser um destino de 15 de maio a 15 de outubro”, diz o autarca, que garante que o ano passado teria sido o melhor de sempre para a ilha, se não tivesse surgido a pandemia.

Estão, pois, reunidas as condições para “este ser um ano de grande sucesso” no turismo, no entender do edil. “Vai ser o melhor ano” e “pode também ser um passo para os outros anos que se vão seguir”, considerou.

Idalino Vasconcelos acredita que a estrutura existente na ilha vai responder positivamente à procura de turistas, e espera que à semelhança do que sucedeu no verão passado, os turistas respeitem as recomendações da autoridade regional de saúde.

Hotéis cheios

Várias publicações têm apresentando as ilhas portuguesas como o refúgio perfeito para umas férias seguras e tranquilas. E de entre as várias ilhas, o Porto Santo surge num lugar cimeiro das preferências.

Com efeito, o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo prevê que a partir de 15 de junho a taxa de ocupação hoteleira entre as unidades que já estão abertas se aproxime dos 100%, devendo manter-se nesses valores até ao final do verão.

Neste momento, apenas os hotéis Praia Dourada e Torre Praia permanecem encerrados, mas a expetativa de Idalino Vasconcelos é que reabram “em breve”.

Além do turista regional, que “interesse muito” porque “gasta bem”, o Porto Santo está a receber dois voos do Reino Unido e dois do continente, um de Lisboa e outro do Porto.

Mas, em breve, surgirão mais voos, entre eles alguns trazendo italianos. Há vários ‘charter’ nacionais também previstos (ler caixa).

Boas notícias que deixam o edil satisfeito, mas não totalmente. É que o autarca acha que a TAP está a exagerar nos preços praticados para a ilha.

“As tarifas são demasiado caras, o que é muito mau. É preciso rever esta situação”, defendeu.

Por Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas