MADEIRA Meteorologia

"Madeira" ensina resposta a um incidente multivítimas em Almada

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Maio 2021
17:12

Uma equipa de 12 formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC), que é considerada uma das melhores do Mundo, irá realizar o 21.º Curso Medical Response to Major Incidents - MRMI, em parceria com a Câmara Municipal de Almada.

A formação é certificada por entidades internacionais e ainda pelo Board Europeu do MRMI, que envolve vários países. Em Portugal, o MRMI chegou através de um grupo de médicos do Serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça liderados por Pedro Ramos, o atual Secretário Regional da Saúde e da Proteção Civil. Neste momento, o líder deste projeto em Portugal é Luís Vale, outro médico ligado ao SESARAM.

A formação é baseada num "modelo de simulação avançada, as células, treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas", ou seja, numa catástrofe, revela Luís Vale, médico do SESARAM e do SEMER, o coordenador e responsável pela formação e curso em Portugal.

"Este curso segue as indicações que o Board Europeu do MRMI difunde para a europa para ano de pandemia", reforça o médico. 12 centros da europa do MRMI "pediram para identificar nas respostas nacionais e locais os elementos da organização do MRMI" em tempo de pandemia, como seja as novas "reestruturas dos novos passos, a restruturação dos recursos humanos, o reinventar de novos espaços" nos hospitais dentro "daquilo que são os doentes covid-19 e os não covid", acrescenta. Tudo isto "vai beber um pouco da metodologia de adaptação destes eventos major. E a pandemia é uma catástrofe biológica, um evento biológico que afetou o mundo em 2020 e 2021", revelando o principal tema do curso que começa amanhã.

Já foram realizados "cursos na Madeira, no Continente e nos Açores, em dez anos", ressalva. Este 21.º curso é coordenado pelo MIDTC sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Almada e do Serviço Municipal de Proteção Civil. A formação a 110 formados começa amanhã e vai terminar no dia 29. Ao todo são 12 instrutores da área da saúde e proteção civil da RAM, a que se juntam outros instrutores do grupo MRMI, mas que desenvolvem a sua atividade profissional no Continente.

O Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI) destina-se aos profissionais das diferentes células de intervenção, face a grandes incidentes com multivítimas, nomeadamente bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, serviços municipais de proteção civil, forças militares e de segurança, polícia judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, psicólogos, sociólogos, entre outros.

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas