MADEIRA Meteorologia

Depois de 59 dias sem óbitos, Madeira regista mais uma morte

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    26 Maio 2021
    5:00

    Faleceu ontem no Hospital Dr. Nélio Mendonça uma doente vítima de covid-19. A mulher, de 90 anos, tinha comorbilidades associadas e era proveniente de um lar de idosos.

    Após 59 dias sem qualquer registo de mortes associadas à covid-19, a Madeira registou ontem mais um óbito. Trata-se de uma doente com covid-19, com comorbilidades associadas, que faleceu no Hospital Dr. Nélio Mendonça. A mulher, de 90 anos, era proveniente de um lar de idosos. A Região contabiliza, até à data, um total de 72 óbitos associados à covid-19.

    Nas últimas 24 horas foram ainda reportados 13 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na RAM. Trata-se de dois casos importados (um da região Norte e um da Polónia) e de 11 de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos.

    Há ainda a indicação de 16 casos recuperados, sendo que atualmente a Região contabiliza 263 casos ativos, dos quais 18 são importados e 245 são de transmissão local.

    Quanto ao isolamento dos casos ativos, 11 pessoas estão hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, mais uma em relação ao dia anterior, sendo que nove permanecem em Unidades Polivalentes e duas (mais uma nas últimas 24 horas) na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19. 18 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

    O boletim epidemiológico da Direção Regional de Saúde dá ainda conta de 70 situações que se encontram em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM.

    Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 750 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

    No que respeita à vigilância de viajantes, 15.980 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

    263

    os casos ativos na Região, dos quais 18 são importados e 245 são de transmissão local.

    Escolas acionam planos de contingência

    Regressaram ao regime de aulas presencial 14 salas/turmas, num total de 231 alunos, quatro docentes e cinco não docentes, em diferentes estabelecimentos de ensino da RAM. Paralelamente, na EBS da Ponta do Sol um aluno testou positivo. Na sequência, uma turma (22 alunos) está em regime de aulas não presencial. Também na EB1/PE da Nazaré um aluno testou positivo e uma turma (18 alunos) e dois docentes estão em regime de aulas não presencial até indicação em contrário das autoridades de saúde. A Secretaria Regional de Educação informa ainda que entre os dias 12 e 24 de maio realizaram-se 2.024 testes rápidos de saliva a alunos da EB23 da Torre, EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, EB1/PE de Santo Amaro, EB23 dos Louros, EB1/PE do Areeiro e Lombada, EB1/PE da Ajuda, Jardim Escola João de Deus, Infantário Primaveras, EB1/PE de São Martinho, EB1/PE Cruz de Carvalho e EB1/PE dos Ilhéus, e todos deram resultado negativo. Na EB1/PE/Creche da Nazaré um deu resultado positivo, posteriormente confirmado com teste PCR e já suprareferido.

    Por Carla Sousa

    OPINIÃO EM DESTAQUE

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas