"Vamos ter de manter estas regras durante mais alguns meses", diz Miguel Albuquerque
O presidente do Governo Regional considera que, mesmo atingindo uma taxa de vacinação na ordem dos 70%, os cuidados deverão continuar, por forma a manter sob controlo as novas estirpes do vírus SARS-CoV-2.
"Não posso andar preocupado", disse Miguel Albuquerque, questionado acerca da propagação da estirpe indiana, à margem de uma visita ao cais da Ribeira Brava. "Se fosse para andar preocupado já teria enlouquecido, porque estes foram meses duros. Acho que esta abertura ao turismo vai correr bem, porque os madeirenses têm cumprido escrupulosamente as regras."
O governante sublinhou que a Madeira já começou a vacinar os profissionais do setor do turismo, precisamente como forma de evitar, ao máximo, a importação do vírus.
Todavia, lembrou, as normas terão de ser mantidas nos próximos meses.
"Temos de continuar a cumprir as normas de distanciamento, até porque há situações de países já com 70% da população inoculada e houve casos e surtos", alertou. "Por isso, vamos ter de manter durante mais alguns meses estas regras, de distanciamento social, de higienização."