MADEIRA Meteorologia

Curral terá teleférico ecológico e “zip line” mais longo da Europa

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    16 Maio 2021
    5:00

    Há um projeto ambicioso em estudo que promete tirar o maior proveito das características únicas do Curral das Freiras. Trata-se de um investimento privado de 35 milhões de euros, que prevê criar 50 postos de trabalho.Parque radical

    O Governo Regional, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, tem um estudo prévio para a instalação de um teleférico que ligará a Freguesia do Curral das Freiras ao Montado do Paredão e este à Boca da Corrida.

    O projeto, que se diferencia por ter como complemento um parque de aventuras destinado à prática de atividades radicais, terá também a partida de um sistema de “zip line” (slide), que ligará o atual Miradouro da Boca da Corrida à estação de teleférico no Curral das Freiras. O parque será dotado de diversos equipamentos destinados a escaladas, arborismo, travessia em pontes suspensas, "slides" e "rappel".

    Trata-se de um investimento privado que ascende aos 35 milhões de euros e que prevê a criação de 50 postos de trabalho. Acreditam os promotores que esta nova atração irá projetar a zona para uma nova dinâmica turística em respeito pela natureza que é o seu maior ativo.

    O teleférico entre o Paredão e a Boca da Corrida terá plena integração paisagística. Será o segundo maior vão suspenso da Europa e um dos maiores do mundo com cerca de 3.000 metros de comprimento. Este trajeto terá apenas duas cabines, mas cada uma terá a capacidade para transportar 50 pessoas, à semelhança, por exemplo, do teleférico do Pão de Açúcar, no Brasil.

    Por seu turno, o “zip line” será o segundo mais longo do Mundo e o mais longo da Europa com aproximadamente 2.300 metros e um desnível de 600 metros, capaz de atingir velocidades de 120 Km/hora.

    A atração será alvo de um estudo de impacto ambiental, caracterizando-se por ser neutra em termos de pegada carbónica na área de implantação e irá respeitar todas as espécies vegetais/animais endémicas da área. Prevê ainda o arranjo paisagístico, com espécies endémicas, numa zona devastada pelos fogos florestais.

    Após a conclusão deste investimento, a Freguesia do Curral das Freiras terá um novo atrativo para turistas e madeirenses, que poderão usar o sistema de teleféricos, usufruir das fabulosas vistas, ou utilizá-lo como meio de acesso a zonas de caminhadas, passeios de bicicleta e atividades radicais em altitude.

    O investimento será uma mais-valia para a Madeira, particularmente para a Freguesia do Curral das Freiras, uma vez que a presença de mais turistas trará uma nova dinâmica económica.

    Por Alberto Pita  albertopita@jm-madeira.pt

    OPINIÃO EM DESTAQUE
    Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
    18/12/2025 08:00

    Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

    Ver todos os artigos

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas