MADEIRA Meteorologia

‘Semana do Coração’ com hábitos saudáveis

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Maio 2021
5:00

A Câmara Municipal do Funchal organiza, através da sua Divisão de Mercados, a VI Edição da ‘Semana do Coração’, nos dias 17, 18 e 19 de maio. Após o interregno no ano passado, devido à pandemia, a iniciativa volta a acontecer este ano, paralelamente à campanha nacional ‘Maio, Mês do Coração’.

O presidente Miguel Silva Gouveia enaltece "a responsabilidade da autarquia no sentido de promover hábitos de vida saudáveis junto da nossa população, bem como boas práticas de prevenção, neste caso aliadas à valorização dos Mercados Municipais e dos produtos locais de qualidade que são uma imagem de marca da nossa cidade. Este é também mais um passo no sentido de reativarmos o calendário anual de eventos da CMF e contribuirmos para a retoma da economia local que todos desejamos."

A autarquia vai, desta forma, volta a conjugar a atividade dos mercados municipais, com a promoção ativa da saúde pública, tendo o Mercado dos Lavradores, nos três dias de evento, disponíveis múltiplas atividades.

Entre estas, contam-se rastreios bioquímicos, como à tensão arterial, glicémia e colesterol, e ainda a medição do índice de massa corporal, que serão assegurados pelos parceiros convidados, nomeadamente os Serviços Médicos de Urgência, a Farmácia Funchal, a Farmácia Confiança, a Botica Inglesa e, ainda, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM). No sentido de envolver todos quantos visitem o Mercado dos Lavradores na próxima semana, o espaço terá também uma decoração alusiva ao evento, incentivando à participação.

Além dos rastreios gratuitos ao longo de três dias, logo no dia inaugural, a 17 de maio, irá decorrer uma conversa no Terrado do Mercado dos Lavradores, com a participação de diversos convidados ligados à área da saúde, a ser transmitida em direto via rádio. São eles a vereadora Dina Letra, que tem o pelouro da Saúde, João Abreu, Chefe da Divisão de Mercados, Miguel Silva, diretor clínico do Hospital da Luz, João Gouveia, personal trainer, Nivalda Fernandes, psicóloga clínica, e Joana Teixeira, nutricionista.

Neste particular, Dina Letra explica que "se pretende, assim, chegar a um público mais alargado, com uma mensagem de promoção do desporto, de consumo de produtos saudáveis e dos cuidados de saúde necessários para a longevidade física e mental, indo então ao encontro do papel social e cultural que os Mercados Municipais têm assumido ao longo dos anos." Também "o Mercado da Penteada estará igualmente envolvido na celebração da Semana do Coração, contando com expositores que vão apresentar mensagens a ligar os hortofrutícolas aos benefícios para a saúde, visando assim a promoção do produto local, do pequeno comércio e influenciando hábitos saudáveis", acrescentou

Também numa lógica de alimentação e estilo de vida saudável, a Jolie Juice Mixology, com espaço físico no Mercado dos Lavradores, estará presente no evento e vai comercializar três tipos de sumos, produzidos exclusivamente para a ‘Semana do Coração’ e cujos benefícios para a saúde serão apresentados diariamente.

No dia de encerramento, a 19 de maio, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira realizará, por sua vez, um showcooking de alimentação saudável na Pérgola do Mercado dos Lavradores. Esta será uma pequena demonstração do que é possível confecionar com os produtos à venda nos Mercados Municipais, tendo em conta as vantagens nutricionais dos mesmos na promoção da saúde, para além da sua qualidade. Dina Letra, que tem a tutela dos Mercados Municipais, acrescenta que, este ano, "o Mercado da Penteada estará igualmente envolvido na celebração da Semana do Coração, contando com expositores que vão apresentar mensagens a ligar os hortofrutícolas aos benefícios para a saúde, visando assim a promoção do produto local, do pequeno comércio e influenciando hábitos saudáveis."

Na síntese, Miguel Silva Gouveia conclui que "os munícipes cada vez mais associam os Mercados Municipais a este género de eventos dinâmicos e de excelência, como é a Semana do Coração, que tem como objetivo incutir estilos de vida saudáveis na população e alertar para o impacto direto que estes têm no seu bem-estar. Os Mercados Municipais já não são apenas edifícios para a prática comercial, assumindo-se, na verdade, como estruturas dinâmicas, com preponderância na vida de residentes, trabalhadores e visitantes, e com impacto na promoção da saúde em geral."

Por David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas