MADEIRA Meteorologia

Banco Alimentar na Madeira apoiou 11.606 pessoas em 2020

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Maio 2021
16:48

O Banco Alimentar Contra a Fome na Madeira angariou 791 toneladas de alimentos em 2020, mais de 40% face ao ano anterior, e apoiou 11.606 pessoas carenciadas, indicou hoje a presidente da instituição.

"Foi o ano em que recebemos mais doações de alimentos, mais doações em dinheiro, provenientes de 99 dadores", disse Fátima Aveiro, reforçando: "No meio da tragédia [a pandemia de covid-19], conseguimos sentir muita solidariedade de vários agentes públicos e da sociedade em geral".

A responsável falava no âmbito da assinatura de um protocolo com a Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira (ASPFAM), no Funchal, que se compromete a doar ao Banco Alimentar os excedentes hortícolas e frutícolas de uma exploração de agricultura biológica a seu cargo.

"A contrapartida do Banco Alimentar é fazer chegar estes produtos às famílias e às pessoas comprovadamente carenciadas através das instituições de solidariedade social", explicou Fátima Aveiro.

O Banco Alimentar Contra a Fome canaliza os alimentos para 53 instituições de solidariedade social dispersas pelo arquipélago, que depois tratam da sua entrega aos agregados familiares carenciados.

"Anualmente, apoiamos uma média de 8 mil pessoas, mas no ano passado chegámos a mais de 11 mil", disse a responsável.

O presidente da ASPAFM, Sérgio Teixeira, explicou, por seu lado, que o projeto de agricultura biologica a seu cargo, designado "Gestos Verdes", visa angariar verbas para as atividades de apoio aos surdos, ao nível do acesso à educação, emprego, saúde e justiça, mas também promover a proteção do ambiental, a agricultura saudável e a boa alimentação.

"Temos uma área relativamente grande - 9 mil metros quadrados [no Funchal] - e há sempre hortícolas e frutos que se produzem a mais do que conseguimos escoar e, para que não haja perdas, avançámos com a parceira com o Banco Alimentar", sublinhou.

A principal produção do projeto "Gestos Verdes" é banana - cerca de 10 mil toneladas por ano -, mas também cultivam manga, papaia, pitanga, morango, amora, figo, bem como uma grande variedade de hortícolas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas