MADEIRA Meteorologia

Jaime Moniz e Francisco Franco vencem concurso 'Europe Calling'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Maio 2021
16:25

Realizou-se, hoje, na sala de conferências do Liceu de Jaime Moniz, a cerimónia de entrega de prémios do concurso "Europe Calling", uma iniciativa do gabinete da deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, em parceria com o Europe Direct Madeira e com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia - Direção Regional da Juventude.

A equipa 'Artemedia', da Escola Secundária Francisco Franco, e a Equipa 'O Moniz', do Liceu Jaime Moniz, são os grandes vencedores desta 2.ª edição do concurso, subordinado ao tema 'Fake News: Unidos Contra a Desinformação'.

Ao todo 17 projetos foram submetidos por 11 escolas da RAM. Sara Cerdas mostrou-se satisfeita com o sucesso do concurso, cuja participação aumentou face à anterior, e assumiu o compromisso de prosseguir com uma nova edição do concurso, anunciando já o tema.

"Este é um concurso muito importante para aproximar os jovens da Europa e do projeto europeu. A escolha do próximo tema reflete ainda mais esse objetivo, uma vez que vai no âmbito da conferência sobre o Futuro da Europa, sob o tema ‘A União Europeia: que futuro?’".

A eurodeputada do PS deixou um agradecimento especial ao contributo dos parceiros, em especial de toda a comunidade escolar, alunos e professores, que participaram e contribuíram para o sucesso do mesmo.

O Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, na ocasião da cerimónia, destacou o empenho dos alunos e professores e apontou que "as novas gerações têm uma grande responsabilidade naquilo que será o futuro da Europa". Considera que o concurso e os trabalhos submetidos contribuíram para "aliar o conhecimento, do ponto de vista do currículo, com um conjunto de competências que são hoje fundamentais para ter sucesso na nossa sociedade", permitindo aos alunos o "desenvolvimento de talentos e competências, indo ao encontro das suas motivações".

Para Marco Teles, em representação do Europe Direct Madeira, a segunda edição Europe Calling "demonstrou que é um projeto vencedor que deve ter continuidade no futuro, quer pelo número de estudantes envolvidos, quer pela pertinência da iniciativa que mobiliza saberes e competências essenciais num mundo que se quer cada vez mais digital" e apontou que os trabalho podem ser aproveitados pelas respectivas comunidades escolares "como forma de sensibilização para o problema da desinformação".

O Europe Calling é um concurso dirigido às escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, detentoras de um Clube Europeu ou similar, que aborde as temáticas europeias. As equipas, constituídas por 8 alunos e 2 professores responsáveis pela coordenação, tinham como desafio realizar um vídeo publicitário.

Os vencedores serão premiados com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, oferecida pelo gabinete da eurodeputada Sara Cerdas, assim que o Parlamento Europeu retome os Grupos de Visitantes (de momento suspensos devido à pandemia).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas