MADEIRA Meteorologia

1946 ‘sempre a abrir’ na chegada à Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Abril 2021
5:00

Quem já foi vacinado contra a covid-19 ou apanhou a doença e está recuperado, não precisa fazer quarentena, desde fevereiro.

Corredor Verde

Desde que o projeto ‘Corredor Verde’ foi implementado na Região, em fevereiro deste ano, 1946 passageiros já beneficiaram desta iniciativa nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, sendo que 598 apresentaram comprovativo de já terem recuperado da covid-19, enquanto os restantes provaram já terem recebido a vacina contra a doença.

Estes os números a que o JM teve acesso junto da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil. "Enquanto a UE estuda o corredor verde, a ilha da Madeira, em Portugal, já está a aplicar essa medida", diz a reportagem da Globo, que mostra imagens da restauração no Funchal.

Ao JM, o secretário regional do Turismo e Cultura considera ser muito positivo e lembra que o corredor verde antecipou e criou condições para que as pessoas vacinadas ou que já tiveram contacto com a covid-19, tenham acesso livre à Região. Desta forma, "entram mais rapidamente para circular no território, sejam estrangeiros ou até mesmo residentes".

Consideramos muito positivo que as nossas medidas, como esta do Corredor Verde, continuem a ser relevadas nos media internacionais.

Na verdade, com o Corredor Verde que implementamos, antecipamos e criamos condições para que as pessoas vacinadas ou que já tiveram contacto com a covid-19 tenham um acesso livre à Madeira. "Desta forma, entram mais rapidamente para circular no território, sejam estrangeiros ou residentes. No fundo, mais uma vez, fomos ao encontro das pessoas facilitando a vida a quem quer viajar", afirma Eduardo Jesus.

"Devo referir que o Corredor verde faz parte da nossa estratégia em prol do controlo pandémico e no sentido de proporcionar todas as condições de segurança para os residentes e para os que chegam", acrescenta ainda aquele governante.

Desde o início da pandemia que o Governo Regional "tem implementado uma política concreta de prevenção da pandemia no que respeita às acessibilidades, com a montagem da operação de triagem, controlo e testagem nos aeroportos da Madeira", destaca aquele membro do Executivo madeirense.

"E, posteriormente, fomos sempre evoluindo, indo ao encontro das pretensões dos viajantes, e possibilitamos a realização de testes paras quem vem para a Madeira desde o mercado nacional", sublinha o secretário regional do Turismo. Refira-se que o documento a apresentar por aquele que já teve covid-19, tem de indicar se a pessoa está recuperada. Quanto ao vacinado, tem de haver um comprovativo da toma das duas doses da vacina e o respeito pelo período de imunização.

Desde que foram implementadas na Madeira, medidas de combate à pandemia e um controlo apertado a quem chega, que esta via simplificada era destinada exclusivamente a quem chegava com um teste negativo ao SARS-CoV-2, feito há menos de 72 horas. O corredor verde passou a ser extensivo a quem tenha completado o ciclo de vacinação ou apresente um certificado válido (até 90 dias) que comprove que está recuperado da covid-19.

Carla Ribeiro

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas