MADEIRA Meteorologia

Censos arrancam amanhã e há multa para quem não responder

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Abril 2021
12:23

A partir de amanhã, dia 19 de abril, começa a fase de resposta aos Censos 2021.

Numa nota enviada esta manhã à imprensa, a vice-presidência do Governo Regional recorda que a resposta deverá ser dada, preferencialmente, pela Internet, através do acesso a https://censos2021.ine.pt/.

Explica que "as cartas com os códigos de acesso e toda a informação necessária para a resposta, foram entregues nas caixas de correios de cada alojamento, pelos 230 recenseadores que estão a trabalhar na Região, a cargo da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), entre o dia 05 e 18 de abril" e que "o preenchimento online é fácil, seguro e rápido: basta aceder ao site, digitar o código e a password indicados na carta e responder às perguntas. Depois de preenchido o formulário, basta selecionar a opção 'Entregar' para que o sistema devolva um comprovativo de resposta que deve ser guardado".

"Embora as respostas pela Internet sejam o modo preferencial, com a aplicação e-Censos acessível por computador, tablet e telemóvel, a população que não tenha maneira de aceder à Internet ou não possa ser contactada presencialmente poderá usar o número de apoio 210542021 para responder. O cidadão também poderá recorrer ao balcão E-censos na Junta de Freguesia da área de residência ou solicitar os questionários em papel, para preenchimento e posterior entrega ao recenseador da área. Outra alternativa é esperar por nova visita do recenseador e aceitar que o mesmo faça a entrevista. Em todo o caso, é preciso ter sempre a carta com os códigos. O INE e a DREM solicitam resposta até ao dia 3 de maio, data a partir da qual os recenseadores intensificarão os contactos junto daqueles que não responderam", pode ler-se na nota enviada.

Risco de multa para quem não colaborar

Como acontece com todas as operações estatísticas da responsabilidade do INE ou da DREM, a resposta é confidencial e obrigatória.

Embora as autoridades estatísticas optem sempre por sensibilizar a população para a importância dos Censos e para a máxima colaboração da população, a lei do Sistema Estatístico Nacional estabelece a possibilidade de instauração de multas para quem não responder aos Censos que, no caso das pessoas singulares, varia entre os 250 e os 25.000 euros e, no caso de pessoas coletivas, entre os 500 euros e os 50.000 euros.

Distribuição de cartas praticamente concluída

Segundo a vice-presidência, na Região, "a cobertura de distribuição das cartas com os códigos de acesso na Região foi quase total, a DREM avisa, todavia, que poderão verificar-se, pontualmente, alguns atrasos, sendo que os cidadãos deverão aguardar até ao final desta semana, 23 de abril, pela entrega na caixa do correio. Caso isso não aconteça, deverão contactar as respetivas juntas de freguesia. Não obstante, em algumas zonas com população mais envelhecida, a opção foi, deliberadamente, não entregar o código e fazer o recenseamento de uma só vez, através de entrevista presencial".

Operação é reconhecidamente de grande importância

A vice-presidência recorda igualmente que "os recenseamentos à população e à habitação se realizam de dez em dez anos, sendo que a informação que deles resulta é fundamental para o planeamento e a tomada de decisões políticas. A colaboração da população garantirá a definição de importantes envelopes financeiros para a Região, verbas essas usadas no investimento e no apoio a famílias e empresas".

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas