Governo Regional apoia candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027

O Governo Regional vai apoiar a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027, anunciou ontem Miguel Silva Gouveia, em declarações à RTP Madeira.

“É com muita satisfação que saio desta reunião com a garantia do apoio e do empenho do Governo Regional para levar a bom porto esta candidatura que é, na verdade, uma candidatura de toda uma região”, afirmou. O apoio deverá, de acordo com a mesma fonte, ser formalizado amanhã, quinta-feira.

“Ficou agora sob a responsabilidade do Governo levar a resolução a Conselho de Governo esse apoio, formalizá-lo e definir um interlocutor preferencial dentro do Governo para a candidatura”, disse o autarca à RTP Madeira.

Miguel Silva Gouveia que tem vindo a frisar que a candidatura do Funchal a Capital Europeia assenta em três eixos - diversidade, encontro e descentralização – afirmou também que, na reunião que aconteceu ontem na Quinta Vigia, houve abertura por parte do Executivo Regional a fim de contribuir, dentro da sua influência, para trazer as ultraperiferias para esta candidatura.

Nesse sentido, conforme, aliás, já havia mencionado o edil na semana passada aquando da apresentação da sede de candidatura, tem havido abordagens a todas as Regiões Ultraperiféricas e que há, inclusive, dois municípios que subscrevem e apoiam a candidatura do Funchal.

Recorde-se que Portugal lançou no dia 24 de novembro de 2020 o convite para as cidades se candidatarem a Capital Europeia da Cultura em 2027, através da publicação de um aviso em Diário da República que formaliza a abertura do processo. Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo foram as cidades que manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027.