40.000 alunos testados em duas semanas

David Spranger

Hoje é dia de debate mensal com a presença do Governo Regional na Assembleia Legislativa da Madeira, subordinado à Educação.

O Executivo madeirense faz-se representar pelo presidente Miguel Albuquerque e ainda os secretários regionais Jorge Carvalho e Pedro Ramos, que tutelam a Educação e a Saúde, respetivamente,

A abrir, Miguel Albuquerque fez questão de elogiar toda a comunidade escolar, com particular ênfase para a classe docente, técnicos de educação e auxiliares educativos pela “forma empenhada, competente e altamente responsável como têm sabido enfrentar os atuais constrangimentos decorrentes da pandemia”.

Albuquerque considera que vai havendo uma boa gestão “dos planos de contingência que permitiu, de forma serena, monitorizar os casos positivos que foram surgindo, prevalentemente exógenos aos estabelecimentos de ensino, evitando a propagação descontrolada do vírus, facultando mo funcionamento das escolas”.

Albuquerque registou o modo atempado da planificação, relevando que “antes da Páscoa foram vacinados cerca de 3.600 docentes e não docentes de forma ordenada e responsável” e que “até 9 de abril [amanhã] serão vacinados os restantes, num universo de 6.000 pessoas”.

Simultaneamente, “no sentido de garantirmos maior segurança, estamos a testar, esta semana, cerca de 20.000 alunos e na próxima semana mais 20.000”. Ou seja, “cerca de 40.000 alunos testados até 16 de abril”.