Veleiro de organização francesa vem à Madeira realizar campanha ambiental

Na próxima quinta-feira, 25 de março, o veleiro Kraken, da ONG francesa 'Wings of the Ocean' chegará à Madeira para a realização de uma campanha ambiental com vários grupos locais incluindo o 'Ocean Devotion Madeira'.

Esta ONG francesa "desenvolve ações para a proteção dos ecossistemas costeiros da poluição por plásticos, e sensibiliza a população sobre as causas e consequências do impacto humano na vida marinha" explica a Ocean Devotion Madeira em comunicado enviado à redação.

O Kraken é um veleiro de 42 metros que embarca cerca de 30 velejadores voluntários com a missão de limpar o lixo da costa, principalmente de tipo plástico, deitado fora pelo ser humano.

Os voluntários irão navegar, nos próximos dias, à volta da Madeira, após terem realizado uma primeira visita em 2019. Pretendem ainda "encontrar associações locais, ativistas ambientais, e estruturas políticas para efetuar operações de limpeza ao redor da costa da ilha, e uma campanha de sensibilização para a juventude local durante todo o mês de abril."

O Wings of the Ocean vai juntar-se a vários parceiros incluindo o 'Ocean devotion Madeira', sendo este "um hub da Sustainable Ocean Alliance (https://www.soalliance.org/) criado por três biólogas marinhas que está, desde sua criação em abril de 2020, a conduzir ações de sensibilização ambiental sobre o mar e o ambiente".

"O navio deverá chegar entre os dias 20 e 25 ao Porto do Funchal, e fará a volta à ilha nas semanas seguintes", refere a mesma nota.