MADEIRA Meteorologia

PS Santa Cruz defende apoio às instituições sociais e criação de bolsa de voluntários

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Março 2021
15:43

A Concelhia de Santa Cruz do Partido Socialista defende que a Câmara Municipal deve apoiar as instituições sociais daquele concelho e criar uma bolsa de voluntários para ajudarem estas instituições a cumprirem a sua missão e a darem as respostas necessárias às solicitações que recebem.

A reivindicação foi feita após uma visita efetuada por elementos desta estrutura partidária e pela deputada Mafalda Gonçalves à Associação de Solidariedade Social "Pérola", sediada em Santa Cruz.

Os socialistas enalteceram o cada vez mais importante trabalho desta instituição e de outras desta natureza, atendendo à conjuntura atual. Refira-se que a Região apresenta números assustadores ao nível de risco de pobreza e exclusão social, sendo já mais de 80 mil as pessoas que se encontram nesta situação, a qual se agudizou com a pandemia. Além disso, lembram a escalada do desemprego, com a Madeira a apresentar a mais alta taxa do país (10,7%) no quarto trimestre de 2020.

"Torna-se ainda mais premente a ação das associações de cariz social, que todos os dias procuram ajudar quem mais precisa e, em muitos casos, se calhar cada vez mais, ajudar pessoas que, mesmo tendo trabalho e recebendo ordenado, não conseguem fazer face às suas despesas mensais e veem-se obrigadas a pedir ajuda porque já não têm o que comer", afirmou o presidente da Concelhia, António Alves.

Ao PS, os responsáveis pela Associação "Pérola" deram conta das dificuldades pelas quais a instituição passa no desenvolvimento do seu trabalho, adiantando que a mesma conta com os apoios dos seus associados, alguns donativos de particulares, apoios através da consignação do IRS (0,5%) e uma verba da Segurança Social que permite assumir os encargos com a assistente social.

Tal como explicou o presidente da "Pérola", o objetivo que esteve na base da criação da instituição foi possibilitar a cedência de material ortopédico (cadeiras de rodas, camas articuladas, andarilhos, entre outros) às pessoas que não tinham possibilidades de aquisição destes equipamentos, sendo que, com o avançar do tempo, chegou-se à conclusão que era necessário alargar o campo de ação. Nesse sentido, a par de tudo isto, é desenvolvido um trabalho conjunto com outras instituições, efetuando contactos para a integração de pessoas desempregadas, e são distribuídos cabazes alimentares, roupas, eletrodomésticos, mobílias, livros, entre outros bens.

Mesmo assim, a Associação gostaria ainda de poder confecionar refeições quentes aos utentes que apresentam maior fragilidade (sendo que para isso precisa de uma sede) e garantir os cuidados necessários a pessoas dependentes de terceiros, para descanso do cuidador. É que, tal como lembrou a deputada Mafalda Gonçalves, "os cuidadores informais cuidam 24 horas por dia, sem fins de semana nem feriados", sendo que a resposta social para permitir o seu descanso é escassa.

Reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido pelas Instituições de Solidariedade Social, neste caso concreto pela Associação Pérola, e atendendo às necessidades que estas entidades têm ao nível de recursos humanos, o presidente da Concelhia Socialista sugere à Câmara Municipal de Santa Cruz a criação de uma bolsa de voluntários que colaborem com as várias instituições do concelho, quer sejam de caráter social, cultural ou desportivo. António Alves propõe igualmente a reconversão de alguns espaços físicos no concelho para acolher entidades como a Associação Pérola, de modo que tenham melhores condições para desenvolverem a sua ação.

"Instituições com dimensão humana e social como a Associação de Solidariedade Social Perola devem e merecem ser apoiadas pelo Município", sublinhou ainda o responsável.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas