MADEIRA Meteorologia

Despacho limita novas plantações de vinha na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Março 2021
12:07

Num despacho já publicado, o Governo fixou, a nível nacional, limites máximos ao crescimento de novas plantações de vinha em determinadas regiões para este ano.

"Pelo facto de se tratar do sexto ano de aplicação do novo regime e tendo presente as recomendações das entidades designadas das Denominações de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), são fixados, para o ano de 2021, limites máximos ao crescimento em determinadas regiões, mas salvaguardando sempre um nível mínimo de abertura, por forma a proteger a legitimidade do próprio regime das DOP e IGP, enquanto bem público imaterial", explicou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

Entre as regiões visadas encontra-se a Região Demarcada da Madeira (RDM), com um limite de novas plantações de 0,51 hectares (ha). A esta junta-se ainda a na Região Demarcada do Douro (com um limite de 4,3 hectares) e a Região Vitivinícola do Alentejo para a produção de vinhos com DOP ou IGP (250 ha).

Nas restantes regiões sem recomendações relativas à limitação de área DOP e IGP, é proporcionado o crescimento efetivo de 1%, o que Rui Martinho considera dar "resposta às expectativas anuais de aumento de área" destas regiões e explica que este crescimento está dependente da dinâmica de cada região, materializada nas suas candidaturas.

"A fim de garantir que as autorizações sejam concedidas em equidade, estabelecem-se regras e critérios de elegibilidade e prioridade, caso o número total de hectares solicitados pelos produtores exceda o número total de hectares disponíveis", ressalva o governante.

Rui Martinho, no preâmbulo do despacho, defende a importância de manter ao setor vitivinícola um incentivo para aumentar a capacidade de oferta e plantação de novas vinhas, fomentando ganhos de escala das empresas já instaladas no setor, assim como possibilitar a entrada de novos viticultores.

O governante reconhece os constrangimentos em 2020, motivados pela pandemia da covid-19, que causaram "dificuldades adicionais para a execução de trabalhos na vinha e em adega", assim como "a diminuição e recuperação verificada nas exportações nacionais e a crescente notoriedade e reconhecimento internacional da identidade e qualidade dos vinhos de Portugal, conjugado com as perspetivas de recuperação gradual da procura a nível do mercado mundial".

Recorde-se que anualmente são disponibilizadas autorizações de novas plantações até 1% da superfície plantada com vinha (área medida em julho do ano anterior) e este ano a área total máxima atribuída tem menos três hectares do que a de 2020 (1.927 hectares).

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas