MADEIRA Meteorologia

Região conhecerá esta segunda-feira novo agendamento da vacinação contra a covid-19

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Fevereiro 2021
15:55

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, acompanhado pelo vice-presidente do Governo Regional, visitou hoje o centro de vacinação contra a covid-19, no Madeira Tecnopolo.

No final da visita e já em declarações aos jornalistas, Pedro Ramos lembrou que já vamos no final da segunda semana em que começou a vacinação na população em geral.

Neste momento, o governante recordou que estão a ser vacinados todos aqueles com mais de 80 anos, mas também aqueles que têm entre 75 e 79 anos e que, durante estes dois fins-de-semana, já foram vacinadas, no Madeira Tecnopolo, mais de 800 pessoas.

Como todos os concelhos têm um dia da semana atribuído, Pedro Ramos lembrou que, na próxima terça-feira, será na Calheta, na quarta será na Ribeira Brava e Machico, quinta-feira será em Santana e Santa Cruz e na sexta-feira em Câmara de Lobos e Ponta do Sol. Aos fins-de-semana a vacinação decorrerá no Funchal.

Satisfeito com o decorrer do processo de vacinação na Madeira, Pedro Ramos revelou igualmente que, assim que houver mais vacinas, será intensificado a velocidade de vacinação.

Em permanente contacto com o responsável pela task-force nacional de vacinação, o vice-almirante Gouveia Melo, o secretário regional anunciou também que foi informado que, nesta segunda-feira, dia 22, haverá uma reunião da task-force nacional e que, no fim do dia, será informado acerca do novo agendamento para as regiões autónomas e para o país.

Pedro Ramos explicou que este primeiro agendamento será o primeiro da responsabilidade do militar há pouco tempo empossado. O anterior agendamento ainda tinha sido da responsabilidade de Francisco Ramos, que, entretanto, se demitiu.

Em relação às vacinas da Astrazeneca, Pedro Ramos revelou que estas são aquelas que a Região está pronta para receber, ou seja, as 4.650 doses que estavam previamente atribuídas. O governante recordou que, numa primeira fase, a Madeira ia receber 1.825 vacinas e que prescindiu das mesmas porque ainda tinha doses da Pfizer. Agora, revelou, a Região vai receber agora a totalidade dessas duas remessas o que corresponderá a 2,5% em termos de proporção demográfica.

De salientar ainda que, até ao momento, já foram vacinadas na RAM cerca de 18 mil pessoas.
O governante adiantou, a respeito, que já também foram criadas quotas de imunização na Proteção Civil, nos titulares de órgãos de soberania e nos serviços críticos.

Quanto aos taxistas e motoristas de transportes públicos, Pedro Ramos explicou que a vacinação arrancará quando a Região tiver doses de vacinas que "permitam a vacinação da primeira dose e ainda um stock de vacinas para que a segunda dose seja feita no tempo que está recomendado".

Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas