Neve vai cair nos picos mais altos da Madeira no domingo

Paulo Graça

A depressão Karim, que se encontrava centrada no Atlântico, está mais próxima da Madeira, onde irá influenciar o tempo para este fim de semana. Frio, granizo, neve e muita chuva nas montanhas estão previstas para este fim de semana.

O IPMA revela que com a aproximação e passagem de superfície frontal fria, entre o fim da tarde do dia de hoje e o fim da tarde de amanhã.

Assim, associada à depressão Karim prevê-se "períodos de chuva que poderão ser fortes durante a madrugada e manhã de sábado, em especial nas regiões montanhosas, passando a aguaceiros a partir da tarde que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada", revelou ainda agora, em comunicado, o IPMA.

Os aguaceiros, em "geral fracos, deverão prolongar-se para os dias 21 (domingo) e 22 (segunda-feira). Associado a invasão de ar polar, os aguaceiros poderão ser de neve nos picos mais altos da ilha da Madeira, em particular na madrugada do dia 21 (domingo)".
Já o vento será de sudoeste, temporariamente forte em todo o Arquipélago da Madeira. Nas regiões costeiras as rajadas poderão chegar a valores da ordem de 80 a 90 km/h e nas regiões montanhosas a valores da ordem de 100 a 120 km/h, em particular entre o fim da tarde do dia 19 (sexta-feira) e o início da manha do dia 20 (sábado).