MADEIRA Meteorologia

Câmara de Lobos e Calheta não entram na coligação

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Fevereiro 2021
5:00

"Historicamente, depois de um acordo de coligação para governar a Madeira, que tem funcionado muito bem, não faz sentido ‘guerrilhas’ autárquicas", deixa explícito Rui Barreto, líder regional do CDS.

"Estamos a atravessar um momento muito difícil na vida das pessoas, na economia, na saúde, no social, e todos os membros do Governo estão empenhadíssimos para fazer o seu melhor e entendemos que este acordo de Governo deve também estender-se ao poder local, na medida do que for possível. Sem dramas e ouvindo as concelhias", consoante a sua explanação ao JM.

No extremo oposto, ao Funchal, onde o anúncio passa a ser oficial, entre as certezas, Rui Barreto tem mais duas. "Não haverá coligações em Câmara de Lobos e na Calheta. Por vontade, também, das estruturas locais", acentuando que "tem de ser analisado caso a caso".

Mais, "as decisões têm de ser trabalhadas sob a orientação das direções regionais, porque é uma estratégia regional mas, sendo autárquicas, em diálogo com as estruturas locais". Ressalvando que "não pode haver uma decisão que seja unicamente vertical", contudo "cabe as orientações políticas a quem tem responsabilidade e legitimidade de dirigir os partidos".

Rui Barreto relevou ainda que "há concelhos onde essa possibilidade de coligação existe, não só no Funchal", dando com exemplos a "Ponta do Sol e o Porto Santo, onde há vontade que isso possa acontecer". No primeiro caso, porque a soma de PSD e CDS daria para vencer nas últimas eleições e no Porto Santo que é sempre um espaço de resultado imprevisível.

"Há ainda outros concelhos onde há já vontade e manifestada de que assim seja, mas ainda é cedo para consolidar essa união. Estamos a trabalhar nesse sentido e no devido tempo, quer eu, quer o Dr. Miguel Albuquerque, iremos apresentar as propostas nesses concelhos para nos entendermos. É um processo natural", acrescentou o líder do CDS Madeira. Estarão nestes casos Porto Moniz, Machico e Santa Cruz.

Santana justifica tratamento diferenciado. Aí o CDS é poder. "Essa possibilidade está em cima da mesa, mas não há nada fechado neste momento", com Rui Barreto e acentuar que "de nada serve adicionar mais comentários ao que vem sendo referido, até porque muitas vezes polui o ambiente e não corresponde muitas vezes à verdade".

Mas em Santana, tal como já afirmou diversas vezes, o CDS não abdica de apresentar o cabeça de lista. "Nem o PSD me pediu outra coisa, quem escolhe é o CDS", afirma. Depois, "em função da escolha do CDS, vamos ver se é possível, ou não, fazer uma coligação". "Os partidos estão também em processos de decisão das escolhas dos cabeças de lista, há vontade de entendimento das duas partes e vamos lá ver o que é que se consegue e no devido tempo será anunciado às populações", escusando-se a traçar timing de divulgação: "é quando as direções dos dois partidos entenderem que é o momento certo".

De fora ficam Ribeira Brava e São Vicente. Nestes, PSD e CSD irão apoiar os atuais presidentes, resultantes de movimentos independentes em 2017, Ricardo Nascimento e José António Garcês, respetivamente. "São dois concelhos consolidados", na estratégia dos dois partidos.

A resolução de alguns casos, e outros não, tem explicação. "O procedimento tem sido começar por aquilo que é mais fácil de entendimento e deixar para uma fase subsequente outros, fazendo as coisas com diálogo", com essa certeza de que "não terá de haver entendimento em todo o lado".

"Falo com o presidente do PSD e temos mantido diálogos permanentes, francos e abertos. As coisas estão a funcionar com serenidade. Obviamente que temos que respeitar e ouvir a opinião de todos, dos militantes de um lado e de outro, mas é com o presidente do PSD que vamos fazer os acordos políticos e sim, é certo que no Funchal seremos uma coligação", conforme reação de Rui Barreto, acerca da certeza já deixada por Miguel Albuquerque de que os partidos da coligação governamental vão também juntos a eleições no Funchal. E, mais importante, regista, "vamos apresentar um projeto sólido e credível para a população do Funchal, que merece uma governação tão melhor do que esta que está a ser feita até agora. É importante juntar as forças, os melhores, para apresentar uma alternativa a esta letargia que se vive no Funchal". O líder do CDS crê que irá ser colocado um seu candidato em lugar elegível. Pela lógica, o CDS "elegeu o 8.º vereador, em 11, nas eleições anteriores, eu próprio" pelo que, pela lógica numa coligação vencedora entre PSD e CDS deverá ter um centrista "pelo menos no quatro lugar, se o critério for as eleições de 2017". Ou seja, em caso de vitória, "naturalmente com um pelouro".

Por David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas