MADEIRA Meteorologia

5% da população da Região já está vacinada contra a covid-19

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Fevereiro 2021
13:27

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil revelou esta manhã que 5% da população da Região já está vacinada, sendo que, atualmente o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus representa 2% da população.

Na cerimónia de assinatura da revisão dos instrumentos de regulamentação coletiva da carreira de enfermagem, Pedro Ramos disse ainda que a Região está a cumprir "meticulosamente" o plano de vacinação contra a covid-19, garantindo que estão a ser respeitados os grupos prioritários.

Anunciou também que já foram administradas mais de 10 mil vacinas e que o objetivo agora é reduzir o número de infetados e aumentar o número de pessoas vacinadas.

O pretendido, segundo garantiu, "é atingirmos a imunidade de grupo, com as tais 60-70% da vacinação".

Apelando ao apoio de todos os profissionais de saúde, Pedro Ramos afirmou que todos são precisos, sobretudo aqueles que estão na "linha da frente" e aqueles aos quais "é exigido que possam contribuir com mais atividade".

Aliás, é para haver um esforço extraordinário que foi assinado esta manhã a revisão dos instrumentos de regulamentação coletiva da carreira de enfermagem.

"Neste momento, aquilo que estamos a assinar hoje é, de facto, mais uma articulação correta, que tem a ver com a nossa realidade regional e que tem a ver com a realidade da pandemia, e que é a existência de possibilidade de um horário acrescido, remunerado como deve de ser. Precisamos dos profissionais, os nossos doentes precisam dos nossos profissionais, e, neste momento, a nossa situação é uma situação que podemos dizer que está controlada".

A este respeito, o governante afirmou que o índice de transmissibilidade do vírus está abaixo de 1 e que, neste momento, os resultados desse controle [medidas implementadas pelo Governo Regional] permitiu que, há cerca de uma semana, a Madeira pudesse oferecer a sua disponibilidade de camas nos cuidados intensivos ao Governo da República e ao Sistema Nacional de Saúde".

Sobre a capacidade regional para a covid-19, Pedro Ramos disse que a Região tem mais de 230 camas disponíveis, sendo que 50 são para cuidados intensivos.

Atualmente estão ocupadas 9 camas nos cuidados intensivos, pelo que a Região já mostrou novamente disponibilidade de poder receber mais doentes covid do continente.

Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas