Eduardo Jesus aponta para retoma do setor do turismo no segundo semestre de 2021

O Secretário Regional de Cultura e Turismo esteve hoje na Calheta na cerimónia de entrega do certificado Madeira Safe to Discover à Agência de Viagens Travel RMK Tours.

No evento, Eduardo Jesus afirmou esperar uma retoma no segundo semestre de 2021 onde haverá um “boom” de procura, considerando que, nesse momento, os destinos mais preparados vão ganhar na concorrência.

Considera importante para a recuperação do setor o facto de o processo de vacinação já estar a decorrer em Portugal e em vários países, nomeadamente os principais emissores de turistas para a Madeira. “Tudo ficará na dependência com que a vacinação acontecer. Estimamos que será possível a uma retoma no segundo semestre deste ano”, disse, realçando que há um crescimento grande de reservar para daqui a cinco/seis meses.

“A mensagem está a passar de que a Madeira tem este projeto de forte aposta na segurança contra os riscos biológicos e isso coloca-nos num novo posicionamento que dá essa tal confiança às pessoas”, afirmou.

“Para a Madeira, esta aposta clara na certificação do destino contra os riscos biológicos é a melhor forma de responder a esse desafio. Essa apreciação está a ser feita, não só pelos operadores que trabalham com a Madeira, como também através de operadores que nos estão a chegar”, acrescentou, considerando que esta certificação é a melhor forma de responder ao grande prejuízo que a pandemia trouxe ao setor.

De acordo com o governante, há a perspetiva de ter a entrada de novos turistas.