MADEIRA Meteorologia

Liceu celebra hoje o 'Dia da Escola'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Janeiro 2021
11:02

O Liceu Jaime Moniz assinala, hoje, dia 13 de janeiro, o dia da Escola.

"Foi neste dia, em 1919, que o Liceu Central do Funchal passou a ser designado como Liceu de Jaime Moniz de forma a homenagear Jaime Constantino Moniz, um filho da terra que se destacou como tribuno, deputado, ministro do Ultramar, Professor do Curso Superior de Letras e autor da Reforma do Ensino Secundário de 1895", começa por referir a escola em comunicado.

De forma oficial, o Dia da Escola é celebrado há dez anos, numa sessão solene, destinada aos alunos, trabalhadores docentes e não docentes, pais/encarregados de educação e a todos os que apoiam o trabalho do Liceu "na construção de uma escola de Prestígio e de Qualidade."

"O 'tempo estranho' em que vivemos não permite o nosso encontro presencial para a realização da Sessão Solene do Dia da Escola", refere a presidente do conselho executivo, Ana Isabel de Freitas", que realça que "este é o momento ideal para reconhecermos o trabalho de todos os nossos docentes, não docentes e alunos que, num ano marcado pelo cultivo da distância, permitiu a nossa aproximação através de um mundo virtual, que alguns consideravam hostil".

"Apoiamo-nos e aprendemos uns com os outros, confirmando que a 'união faz a força', que não há idade para aprender e ensinar, num cenário não pensado até ao momento. Os nossos trabalhadores não docentes, nas diferentes áreas, contribuíram para o bom funcionamento da nossa instituição, criando condições para que a nossa vida organizacional decorresse sem sobressaltos num mundo diferente, designado por muitos de 'novo normal'", acrescenta.

"Foi nesse "mundo novo" que os nossos alunos continuaram a construir os seus projetos de vida. Neste dia, queremos homenageá-los, assim como aos seus pais/encarregados de educação, e referir aqueles que se destacaram pelo seu brilhante percurso no ano letivo anterior, obtendo classificações iguais ou superiores a 18 valores", disse ainda.

Assim sendo, numa cerimónia a agendar quando as condições sanitárias o permitirem, os três alunos da escola que obtiveram média mais elevada no 10ºano, 11ºano e 12ºano, irão receber um prémio atribuído pelo Grupo Leya, Grupo Santander e Grupo Sousa, respetivamente. Os restantes alunos irão receber um Diploma de Mérito. Neste momento, a lista com os alunos homenageados pode ser consultada no sítio da escola.

Nessa cerimónia serão, também, homenageados os docentes e não docentes que se aposentaram no ano letivo anterior que, "ao longo de várias décadas, contribuíram para a formação de várias gerações, cultivando a arte e a mestria de ensinar", afirmou ainda Ana Isabel de Freitas.

"Num contexto dominado pela incerteza e imprevisibilidade, é com confiança, otimismo e esperança que vamos continuar o nosso desafio: a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos", concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas