Sítio dos Lameiros eleito geossítio do mês de agosto
A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, no âmbito da Estratégia Regional para a Conservação do Património Geológico, acaba de anunciar a eleição do Sítio dos Lameiros, em São Vicente, geossítio do mês de agosto.
De acordo com uma nota enviada à imprensa, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais refere que “o Sítio dos Lameiros (Corgo do Barrinho) é o único local em toda a ilha da Madeira onde existe a ocorrência de sedimentos marinhos fossilíferos, a uma altitude entre 320 e os 475 metros”.
Conforme se pode ler ainda no documento, “estes sedimentos carbonatados, de idade Miocénica (6-7 Ma) são correlacionados com um ambiente marinho de cariz nerítico e recifal tendo sido formados a baixa profundidade. Este conjunto de afloramentos, devido à sua integridade e representatividade, deve ser usado como local de referência na caracterização da Formação dos Lameiros, no Complexo Vulcânico Inferior (CVI 2), definindo o seu estratótipo simples. São depósitos sedimentares cruciais para a compreensão das fases iniciais de desenvolvimento do edifício insular madeirense. Mais informações poderão ser consultadas no site da Geodiversidade da Madeira.
RELACIONADOS