MADEIRA Meteorologia

Câmara de Lobos eleva alerta municipal para laranja e cria plataforma de gestão da covid-19

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Janeiro 2021
15:34

O Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Câmara de Lobos elevando o nível de alerta municipal para laranja.

De acordo com comunicado da autarquia, foi também apresentada a plataforma de Gestão Municipal da Covid-19 que pretende integrar, em tempo real, toda a informação relativa à situação pandémica no concelho.

A plataforma está a ser desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e centraliza toda a informação disponível de forma articulada. A plataforma de informação assenta em dois mecanismos de gestão da situação.

Tal permitirá, acredita o município, "uma alocação de recursos otimizada em função da evolução do número de casos no concelho". "Com este sistema de informação geográfica, o propósito é colaborar com as entidades na definição e evolução das cadeias de transmissão no concelho, permitindo, caso seja necessário, o reforço da higienização de espaços públicos em função da prevalência do número de casos em determinada zona"; acrescenta.

Outra das virtudes da referida plataforma prende-se coma possibilidade de ativar, de forma célere, respostas sociais, a nível de apoio alimentar e medicamentoso aos agregados em confinamento, sem rede de apoio familiar. Neste momento a autarquia já se encontra a apoiar agregados familiares, cujos elementos testaram positivo, com o fornecimento de bens alimentares.

Segundo o autarca Pedro Coelho "A gestão e planeamento de qualquer ocorrência assenta no acesso à informação".

"Dada a situação de fraca cobertura da rede de internet no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, e numa perspetiva de apoiar as equipas que neste momento estão a fazer um trabalho hercúleo, a autarquia irá alocar um dos pontos de acesso à Wi-Fi da rede municipal, no referido centro, de forma a garantir a facilidade de comunicação entre as entidades envolvidas", acrescenta a mesma nota.

Durante a reunião do CCOM, foi também elevado o alerta Municipal para nível laranja, sendo que outra das questões abordadas prendeu-se com a questão do reforço do patrulhamento por parte da PSP no concelho de forma a prevenir ajuntamentos em estabelecimentos comercias, ao arrepio das regras em vigor.

Ficou a garantia do presidente do Município que a verificar-se, de forma flagrante, situações de incumprimento, o município de Câmara de Lobos não hesitará em suspender temporariamente as licenças de funcionamento.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas