Albuquerque visita amanhã a empresa Santoqueijo
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 3 de dezembro de 2020, pelas 10.30 horas, a empresa “Santoqueijo”, localizada no Caminho Velho de João Ferino, nº21, em Santo da Serra.
A unidade industrial da “Santoqueijo” encontra-se a funcionar há 25 anos. Foi criada em 1995, por João José de Sousa e Maria Inês de Sousa, emigrados da Venezuela.
A empresa, recorde-se, candidatou-se a apoios do PRODERAM, visando a comparticipação do projeto de ampliação das suas infraestruturas. O financiamento já foi aprovado, estando em fase de implementação.
O objetivo é o de aumentar e diversificar a produção da empresa, que continuará a privilegiar a transformação e valorização de matérias-primas da RAM, nomeadamente leite, maracujá e morango.
Os produtos resultantes (requeijão, queijo fresco e sobremesas lácteas) serão comercializados no mercado regional, mas também no mercado nacional e eventualmente internacional, nomeadamente em locais com forte presença das comunidades madeirenses.
A SANTOQUEIJO pretende ainda diversificar a sua gama de produtos, com a produção de queijo fresco magro e sem lactose, tequeño (sticks de queijo venezuelanos), manteiga e natas gourmet, queijo semiduro e queijo curado.
A empresa adquiriu, em média, nos últimos três anos, cerca de 1.175 toneladas de leite de produtores regionais, estando previsto o aumento dessa aquisição até cerca de 1.527 toneladas (+30%), acompanhando o aumento da produção de algumas explorações leiteiras que desenvolveram projetos de investimento para o efeito.
Quanto aos novos produtos, o objetivo passa por atingir uma produção de 15.650 kg de queijo fresco magro sem lactose, 15.560 caixas de 12 unidades de tequeño, 12.250 kg de queijo semiduro em unidades de 200 gramas, 6.260 kg de queijo semiduro em barra em unidades de 1kg, 3.130kg de manteiga e nata gourmet e 5.000 kg de queijo curado da Madeira em unidades de 250 gramas.
Todos os produtos ostentarão a marca SANTOQUEIJO, bem como o dístico “Produto da Madeira”.
Neste momento, a empresa tem 16 postos de trabalho e prepara-se para criar mais um, a título de efetivo.
O investimento, a rondar os 1,2 milhões de euros, incluiu a ampliação da unidade existente, a aquisição de equipamentos diversos e a instalação de uma ETAR.