Aviso laranja para a agitação marítima a partir da tarde de domingo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estão previstas ondas até 12 metros na tarde de domingo e madrugada de segunda-feira.

Costa norte da Madeira e Porto Santo vão estar sob aviso laranja para agitação marítima no domingo, divulgou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertando para a possibilidade de ondas até 12 metros. A previsão revela que as ondas de noroeste vão ser de 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima.

Para já, o aviso amarelo entrou em vigor esta sexta-feira, às 19 horas, e vai até às 18 horas do dia 30 (segunda-feira), com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. Contudo, entre as 15 horas de domingo e as 9 horas de segunda-feira, dia 30, o aviso passa para Laranja.

Quanto ao tempo, o IPMA aponta para períodos de céu muito nublado, com períodos de chuva até ao final da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos. O vento vai soprar moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, temporariamente de oeste até ao meio da manhã, tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) a partir da tarde. Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (25 a 40 km/h) de noroeste, aumentando para forte (40 a 50 km/h) a partir da tarde, com rajadas até 85 km/h.