Tempestade "Theta" perde intensidade mas vai trazer muita chuva e vento no fim de semana

Prevê-se para o arquipélago da Madeira precipitação intensa, por vezes acompanhada de trovoada, entre sábado e segunda-feira.

Na imagem de satélite do National Hurricane Center (NHC) dá para perceber a proximidade da tempestade ao arquipélago da Madeira, onde todas a previsões apontam para que passe ao lado, em deslocamento para Este, com uma velocidade aproximada de 19 km/h. O vento estimado era de 93 km/h, com rajadas até 111 km/h, às 15 horas de hoje (sexta-feira), mas ainda estava a tempestade em pleno Atlântico, a 760 kms a su-sudeste dos Açores.

Segundo o instituto Português do mar e da Atmosfera, a tempestade tropical 'Theta' deverá passar a tempestade pós-tropical no dia 16 (segunda-feira), mas é certo que irá influenciar o estado do tempo no arquipélago da Madeira entre amanhã e segunda-feira (dia 16).

Segundo a previsão do NHC, foi atribuída uma probabilidade de 10 a 30% do arquipélago da Madeira ser atingido com vento de intensidade de tempestade tropical, ou seja, vento superior a 63 km/h e inferior a 118 km/h.
Assim, prevê-se para o arquipélago da Madeira precipitação intensa, por vezes acompanhada de trovoada, entre sábado e segunda-feira. O vento irá soprar do quadrante sul por vezes forte (até 55 km/h), com rajadas até 80 km/h, que poderão alcançar 100 km/h nas zonas montanhosas, em especial na segunda-feira. Relativamente ao estado do mar, prevê-se também um aumento da agitação marítima com ondas de sul que podem atingir os 4 m de altura significativa.

O IPMA vai atualizar toda a informação numa atualização dos avisos meteorológicos nas próximas 48 horas e num comunicado que será atualizado às 17 horas de amanhã.