A tempestade tropical "Theta" irá influenciar o estado do tempo no arquipélago no fim de semana

Na última atualização, feita há pouco, a previsão do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC) continua na atribuir entre 5 a 20% de probabilidade do arquipélago da Madeira ser atingido com vento de intensidade de tempestade tropical.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), a tempestade subtropical "Theta" passou a tempestade tropical e encontra-se em deslocamento para és-nordeste (ENE), com uma velocidade aproximada de 17 km/h, situando-se cerca de 1.080 km a sudoeste do arquipélago dos Açores, podendo influenciar o estado do tempo no arquipélago da Madeira entre sexta-feira (dia 13) e domingo (dia 15), informou o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, assim, prevê-se para sexta-feira, dia 13, uma "intensificação gradual do vento, tornando-se moderado a forte de sudoeste até 50 km/h, com rajadas até 85 km/h nas zonas montanhosas". No mesmo comunicado, o IPMA revela que existe a possibilidade da precipitação, com ocorrência de aguaceiros, ser acompanhada de trovoada.

Para sábado, prevê-se uma continuação da intensificação do vento e da precipitação, bem como da agitação marítima prevendo-se uma altura significativa das ondas entre 3 e 4 metros com direções do quadrante oeste, podendo temporariamente aumentar para 4 a 5 metros.