Vídeovigilância CCTV será instalada em 10 ruas do Funchal

Miguel Amaro

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal, a assinatura do protocolo entre a autarquia funchalense e a PSP tendo em vista a instalação de câmaras de vídeovigilância CCTV em 10 ruas da capital madeirense.

Conforme explicou o autarca Miguel Silva Gouveia, serão colocadas câmaras nas seguintes ruas: Jardim Municipal; Avenida Arriaga; Rua do Bettencourt; Largo do Phelps; Rua Dr. Fernão de Ornelas; Avenida 5 de outubro; Rua do Ribeirinho de Baixo; Rua Latino Coelho; Rua do Hospital Velho; Rua da Boa Viagem e posteriormente na Rua do Seminário.

"A Câmara Municipal do Funchal comprometeu-se a encontrar todas as soluções possíveis para devolver a perceção de segurança aos funchalenses, manter a cidade do Funchal com aquele ativo que lhe é reconhecido, um ativo de segurança, um ativo de cidade limpa e onde a qualidade de vida para quem aqui reside e para quem nos visita é garantida. Esta foi uma das formas que encontrámos para manter essa segurança", referiu Miguel Silva Gouveia.

"Estes sistemas têm provado que são muito eficientes em matéria de prevenção criminal. Nas ruas onde estes sistemas estão instalados tem havido uma redução significativa do número de ilícitos que são cometidos. As imagens estarão à guarda da PSP, somos responsáveis pelas imagens e só em casos muito excecionais, normalmente no âmbito de processos-crime, é que as imagens poderão ser utilizadas como prova", esclareceu o comandante regional da PSP, Luís Simões, em declarações aos jornalistas.

Relativamente ao investimento nas câmaras de videovigilância, Miguel Silva Gouveia explicou que "o custo de cada câmara varia, podendo oscilar entre 6 e 10 mil euros".