Madeira com oito novos casos positivos de covid-19

David Spranger

Hoje há 8 novos casos positivos a reportar na Madeira, pelo que a Região passa a contabilizar 455 casos confirmados de covid-19 no território regional. Trata-se de 5 casos importados (4 provenientes de Lisboa e Vale do Tejo e 1 de França) e 3 casos de transmissão local, todos com ligação a casos positivos.

Agora, conforme o boletim diário do IASaúde, até ao dia 01 de novembro, foram contabilizadas na RAM 1.915 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1460 não se confirmaram.

O boletim informa também que hoje há mais dois casos recuperados a reportar, passando a um acumulado de 282.

A lamentar, temos que foi registado hoje o primeiro óbito associado à covid-19 na Região. Trata-se de um doente do género feminino, de 97 anos, residente no concelho do Funchal, que apresentava várias comorbilidades e se encontrava hospitalizado na unidade polivalente dedicada à COVID-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça desde o dia 27/10.

Nesta altura, são 172 os casos ativos, dos quais 147 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto Internacional da Madeira e 25 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 129 são não-residentes e 43 são residentes no arquipélago.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 76 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 95 em alojamento próprio e 1 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à

Quanto aos casos de transmissão local hoje identificados, o IASaúde salienta que um dos casos confirmados, se trata de um contacto de um caso importado, anteriormente diagnosticado na Região, que se encontrava em isolamento profilático há mais de 7 dias.

E há dois novos casos confirmados, que contactaram com um viajante proveniente da Região Norte, que testou positivo para a covid-19, após uma estada de curta duração na RAM. A investigação epidemiológica destes casos já foi iniciada.

A assinalar que a investigação epidemiológica do caso de um profissional de saúde afeto ao SESARAM, confirmado ontem, determinou até ao momento a identificação de sete contactos, que foram testados à covid-19 e permanecem em isolamento profilático. Quatro destes contactos apresentaram já teste negativo e três aguardam resultados.

No total, há 52 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 23 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 29 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24.

As respetivas investigações epidemiológicas estão em curso.

No total nacional, Portugal regista hoje mais 3.062 casos e 37 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o relatório de situação epidemiológica divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 2.122 doentes internados, dos quais 284 estão nos cuidados intensivos. No acumulado, o País regista 144.341 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 2.544 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos e mais de 46 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.