Covid-19: Mais sete casos positivos na Madeira

Redação

A Madeira regista hoje mais sete casos positivo, pelo que a RAM passa a contabilizar 447 casos confirmados de covid-19 no território regional. Trata-se de três casos importados provenientes do Reino Unido e quatro casos de transmissão local, todos com ligação a casos positivos já diagnosticados.

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM fez ainda saber que com estes sete casos novos, ao dia 31 de outubro, foram contabilizadas na Região 1.907 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

Sobre os casos de transmissão local hoje identificados, a informação prestada especifica:

- O caso de uma criança que frequentava um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal. Na sequência desta confirmação, foi ativado o plano de contingência do respetivo estabelecimento. A investigação epidemiológica continua em curso.

- A identificação de dois casos positivos em profissionais de saúde do Serviço Regional de Saúde e sector privado, que contactaram com um viajante proveniente da Região Norte, que testou positivo para a covid-19, após uma estada de menos de cinco dias na RAM. A investigação epidemiológica já foi iniciada, em colaboração com o Serviço de Saúde Ocupacional da entidade empregadora.

Mais informa que hoje há mais 12 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 280 casos recuperados de covid-19.

No acumulado, são agora 167 os casos ativos, dos quais 144 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 23 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 130 são não-residentes e 37 são residentes na RAM.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 77 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 88 em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19.

No total, há 43 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 15 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 28 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.

À data, 16.658 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 5663 destas pessoas estão em vigilância ativa.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) apresentaram um aumento, totalizando 14.602, com mais 114 chamadas nas últimas 24 horas