Projeto ‘Kick off meeting’ para perder a fobia de falar em público

De 30 a 1 de novembro, será realizado o ‘Kick off meeting’ do projeto Erasmus 2020, num evento de ‘Virtual Reality Simulator Against Phobia’, que envolve 6 países europeus nomeadamente Itália, Roménia, Grécia, Turquia, Espanha e Portugal. O evento será realizado no Sindicato Democrático dos Professores da Madeira.

Este projeto europeu, com a duração de 24 meses, tem o objetivo de aumentar as competências dos formadores e reduzir a sua fobia de falar em público através da Terapia de Realidade Virtual (VRT), numa abordagem inovadora que tem demonstrado, de acordo com a organização, ser eficaz na redução de fobias através da exposição gradual a estímulos fóbicos.

A Terapia de Realidade Virtual (VRT) permite aos participantes simular uma sessão de falar em público, dando aos utilizadores sugestões à medida para melhorar a sua intervenção e reduzindo a fobia e ansiedade de falar em público.

A organização deste evento é da responsabilidade da Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi, coordenadora do projeto, tendo como parceiros várias entidades internacionais.

O ‘Kick off meeting’ será realizado no Sindicato Democrático dos Professores da Madeira, que tem uma parceria com a Associação C.S.R.Lombardi, iniciando os seus trabalhos no dia 30 de outubro.

A apresentação do projeto à comunidade ocorrerá na Escola Superior de Enfermagem S.José de Cluny, no dia 31 de outubro pelas 11h00.

Note-se que o ‘Virtual Reality Simulator Against Public Speaking Phobias’ é um projeto dedicado a aumentar as competências de falar em público, e reduzir a fobia entre os formadores e outros professores de ensino VET.